Emuladores

Emulador de Android da Microsoft está disponível para Eclipse com ADT e Android Studio

Emulador de Android da Microsoft está disponível para Eclipse com ADT e Android Studio

A M icrosoft vem surpreendendo os desenvolvedores do Android desde o ano passado com o lançamento de um emulador projetado para desempenho e com recursos que não estão disponíveis em nenhum outro.

Na sua versão inicial o emulador incluía apenas uma imagem para o KitKat e após a primeira publicação foram incluídos um recurso maior de imagens do emulador e alguns outros recursos.

Enquanto o emulador era de alta  velocidade muitos desenvolvedores acabaram não o adotando pois, para instalá-lo era necessário baixar e instalar também um grande pacote do Visual Studio sem falar que era um problema enorme fazer a instalação deste emulador com outras IDEs, como o Android Studio.

Na semana passada a Microsoft novamente resolveu soltar o emulador e lançá-lo como download independente junto com as instruções passo a passo para configurá-lo para executar facilmente com o Android Studio e Eclipse com ADT.

Evidentemente que o emulador precisa de uma versão do Windows com suporte a Hyper-V que inclui o Windows 8 Pro e Enterprise e maior parte da família de Windows para servidores como o Windows 2008 e 2012.

Também é importante lembrar que o emulador da Microsoft não inclui suporte para serviços do Google Play o que significa que uma boa parte dos aplicativos não podem ser executados nele sem modificações mas pode ser útil para testar aplicativos que não tenham nenhuma integração com os serviços do Google.

O pacote de disponível inclui o emulador e alguns perfis de dispositivos KitKat. Uma vez que foi configurado perfis adicionais estão disponíveis para download através do Profile Manager.

As instruções para configurar no Android Studio e Eclipse com ADT estão disponíveis no blog da MSDN.

Os passos são super simples e devem demorar poucos minutos para ser concluído.

A equipe que é responsável pelo desenvolvimento das ferramentas reconheceu que o emulador que é incluído na SDK do Android é horrorosamente lento e eles confirmaram no último Google I/O que tem planos para melhorá-lo no futuro ( espero que o quanto antes porque é horrível testar aplicativos usando o emulador ).

Enquanto isto, os desenvolvedores que usam Windows podem dar uma olhada para este emulador da Microsoft que pode ajudar em muitos projetos.

comments powered by Disqus