Se há um aplicativo que a muito tempo deixou de estar no meu smartphone foi o oficial do Facebook. São inúmeras reclamações que tinha em relação a ele e a maior delas sempre foi o tamanho. Qual o motivo de precisar de um aplicativo de mais de 32 Mega para usar a rede social e depois ainda ser forçado a ter outro aplicativo para usar o chat etc.
Resumo, uma loucura que sempre achei complicada. Mas uma coisa é certa, se no meu smartphone eu sempre me preocupei com isto, imagine com quem tem smartphones menos robustos. E talvez, pensando nisto é que a equipe do Facebook lançou uma versão “Lite” ou seja, mais leve do seu cliente que é destinado a utilizar menos dados e trabalhar em redes de dados mais lentas e smartphones não tão poderosos.
A infelicidade é que o aplicativo só foi lançado em mercados emergentes como Nepal e Bangladesh onde a rede de dados móveis ainda é, em sua maioria, 2G.
A grande vantagem do aplicativo é realmente o tamanho. Ele tem somente 280KB que quando instalado sobe para mais ou menos 1 MB.
Como bônus mesmo tendo um tamanho irrisório o app fornece uma experiência completa do Facebook incluindo compartilhar fotos e atualizações, ver as notificações e tudo mais.
Se você quer também abrir mão do Messenger temos uma boa notícia. Com este outro cliente você consegue bater papo com seus amigos direto no mesmo aplicativo.
Como o aplicativo foi pensado para redes 2G ele é super rápido para carregar, o que é basicamente o oposto do aplicativo oficial para o Android que é super inchado e lento para carregar.
Apesar de algumas reclamações pelo menos no meu LG G2 ele se apresentou bem esperto e rápido sendo úma ótima opção para uso diário, caso o Facebook tivesse realmente feito este lançamento mundialmente.
Se você mora na África, Zimbábue, Sri Lanka, Nepal ou Bangladesh você pode baixar o aplicativo diretamente na Google Play Store.
Caso você more no restante do mundo e quer testar o aplicativo, deixei disponível o apk para que você teste.
Lembrando que no caso da instalação deste aplicativo você não receberá as atualizações e terá que contar com atualizações de sites como o apk mirror que vira e mexe deixa disponível versões dos aplicativos da Google Play Store para download.