O Facebook é sem dúvida a rede social mais conhecida do mundo. Hoje tem por volta de 1,5 bilhões de usuários que a acessam diariamente tanto dos seus navegadores ( computadores ) quanto dos smartphones.
E o Facebook devido a esta característica de formação de relacionamentos e negócios tem um foco muito grande em segurança, tentando garantir a todos os usuários cada vez mais tranquilidade no seu uso diário da rede social.
E o Facebok vem enfrentando um grande problema que é o grande número de dispositivos Android no mercado que não vem recebendo o cuidado de atualização do Facebook, ou seja, os Android desatulizados que estão em todo o mundo.
O Engenheiro de Software Alex Stamos trabalha como chefe de segurança do Facebook e é responsável pela enorme base de usuáriosd a rede e, como ele mesmo ressalta, eles estão cientes das consequências desta falta de proteção.
Todos os dias qualquer número de problemas está sendo esperado a acontecer e seu trabalho é certificar-se que os usuários serão mantidos a salvo, mesmo como este volume enorme de problemas acontecendo.
Naturalmente isto significa que os usuários estão mais seguros pelo menos a princípio e não ser que haja um ataque mais avançado que é natural acontecer em grandes rede sociais como o Facebook.
No entanto está se tornando cada vez mais difícil para os usuários em hardwares com Android manter-se atualizados em relação aos últimos problemas de segurança do Google.
A base de usuários do Facebook hoje usa a maior parte do tempo a experiência móvel da rede social e por isso , este problema se torna cada vez maior para a empresa.
Stamos aponta que os dispositivos móveis são sua maior preocupação.
Em uma conferência ele explicou que a disponibilidade de aparelhos de baixo custo deixou uma parcela signficativa de usuários do Facebook disponíveis para ataques. A maioria destes dispositivos roda alguma versão do Android geralmente devido ao baixo custo da plataforma para fabricantes e como resultado estes dispositivos econômicos não tem uma política de atualização destes dispositivos que conectam-se todos os dias a rede e portanto, colocam a mesma e eles podendo sofrer diversos tipos de problemas.
Embora esta tecnologia barata seja muito boa na prática, pois a leva a muito mais pessoas peca pelo quesito segurança pois os fabricantes querem reduzir custos. Atualizar os celulares mais bareatos para o mais recente Android seria algo muito complicado e irá dar problemas nos resultados delas como um todo. Portanto, ficam soltos dispositivos que são pequenas bombas relógio que chegam todos os dias no Facebook.
Além disto no mundo competitivo de hardware os pequenos fabricantes estão encontrando acabando por sair do mercado e assim, ficando incapazes de suportar estes hardwares que estão por aí.
Embora o Android tenha se tornado o sistema operacional móvel mais bem sucedido do mundo em termos de quota de mercado, de acordo com Stamos, temos milhões de dispositivos Android que nunca terão as correções aplicadas.
E este dispositivos desatualizados começaram a se tornar preocupação não só para o Facebook mas também para os usuários.
Embora muitas empresas tenham feito já suas correções nos seus dispositivos através dos patches do Google, mesmo as grandes estão deixando seus usuários sem proteção.
E, infelizmente esta falta de proteção pode levar no futuro a fraudes financeiras e até roubos de identidade.
Um grande problema para todos … e não dá para criticar o Facebook nesta sua preocupação.
Via Android Headlines