Sou um fã da Fitbit. Comprei uma Charge 2 usada a um ano e meio atrás, se não me engano, e foi uma das melhores compras que fiz até hoje. O dispositivo sobreviveu comigo 24 horas por dia em meu pulso heroicamente, mesmo, na época que já sabendo que a bateria do mesmo estava um pouco viciada ( já que o uso constante realmente acaba um pouco com a vida útil dela né … ).
Estava planejando comprar uma Fitbit em 2021 mas minha Charge 2 morreu. Ela inclusive liga ainda mas o caso é bateria ( e o display que também começou a dar algumas falhas ). Como isto me pegou de surpresa e o dolar está um pouco alto, de cara pensei em comprar uma Fitbit usada.
Eu iria na Charge 4, pois gostei da linha. Mas como o dólar está muito alto, acabei desistindo. E fui logo de Charge 3 usada. E corri para o Mercado Livre onde as compras são protegidas pelo menos em cima do CDC ( até pela proteção do site né … ).
Dia 23 recebi a Charge 3. Ela é linda. O design é muito mais legal que a Charge 2 ( que é quadradona ). Além disto ela é mais anatômica no pulso. Ou seja, estar com ela para quem nunca usou um tracker deste tipo 24 horas por dia pode ser bem mais suave e fácil de acostumar.
Ele apresentou alguns probleminhas no primeiro dia, mas … é aquela, todo dispositivo merece o seu primeiro Reset. E eu fui lá e fiz. Um reset bonitinho que resolveu boa parte dos problemas. A Fitbit quando giramos o pulso liga a tela e a minha não estava fazendo isto.
Tudo configurado comecei o uso. E é aí que começa a minha batalha …
Comecei o uso no dia 23 mesmo, quando recebi. Ela já respondeu legal e eu fui usando feliz e sorridente. Cheguei inclusive a usá-la na academia e ela fez o monitoramento geral.
Durante o sono do dia 23 para o dia 24 eu notei que ela ainda tinha o monitor de oxigenação do sangue que mostra como estamos oxigenados durante a noite, e, que, caso esteja variando muito pode dar sinais de problemas de respiração noturnos. Ótimo né … Mas calma …
Dia 24 aqui em BH começou bem chuvoso. E a Charge 3 ( em teoria ) tal qual a Charge 2 não tem muitos problemas com água né ? Lêdo engano deste nerd aqui …
Usei a bichinha, fui lá comprei as coisas para a comemoração de Natal que este ano foi feita em casa em família e …. ao chegar em casa fui tomar um banho e deixei a pulseira na mesa.
Quando voltei … lá veio o primeiro problema que a pulseira me deu.
E buscando no fórum da Fitbit veio a primeira surpresa. Eu não era o único. De cara já abri a reclamação no Mercado Livre para garantir os primeiros 7 dias e fui mexendo lá para ver o que era.
Coloquei o bichinho no arroz e esperei uns dois dias até que ele descarregasse totalmente. E, voltou a funcionar. Reconfigurei e fui usando .
E veio uma série de problemas. Tela preta é o mais comum. No fórum da Fitbit todos os tópicos tem reclamações do dispositivo. Tela preta, sincronização não funciona,
Agora a luz está verde e nem as dicas do suporte da Fitbit funcionaram. Qual vai ser a solução ?
Novamente aguardar 1 ou 2 dias ( com o dispositivo parado ) e finalmente, tentar ligá-lo novamente.
O que eu notei, como usuário neste pouco tempo é que há um bug muito grande na Fitbit. O que está acontecendo com ela é o que no Android chamamos de deep sleep. Ou seja, ela desliga a tela e não consegue ao ser chamada novamente sair do estado de standby.
Assim o dispositivo não liga a tela, não responde aos sensores mas o mais legal é que, ao contrário do deep sleep do Android, ela continua sincronizando e marcando tudo.
Retirando a parte de ser tolerante a água ( que é simplesmente hardware ), a maioria dos bugs da Charge 3 poderiam ser resolvidos com um upgrade do sistema operacional, ou seja, a ROM.
Mas com o lançamento da Charge 4 e quase chegada da Charge 5 tenho lá minhas dúvidas se a empresa irá investir nisto. Neste meio tempo, apelei, peguei minha Charge 2 e já fiz contato com um pessoal no Mercado Livre e estou comprando a bateria + uma outra Charge 3 com o display funcionando ok.
Resumo, vou resolver meu problema aqui e dar um grande adeus para a Charge 3. Pena, porque vou deixar um cara que me vendeu no Mercado Livre com a pulseira em mãos cheia de bugs por culpa do fabricante, gerando até um prejuízo porque ele pode não ter a chance de vendê-la.
Fitbit. E aí ? Vocês irão resolver este problema da Charge 3 ?