O Android 5.0 Lollipop rodando no Galaxy S3. / © arter97
Android ROM Samsung

Galaxy S3 recebe uma ROM com o Android Lollipop

Mesmo que eu queira não dá para parar de falar sobre o Android Lollipop. Serão pelo menos uns dois ou 3 meses deste jeito até que o Lollipop seja uma coisa comum dentro do mundo Android.

Mas uma coisa é certa. Sempre que temos um Android novo lançado queremos sem dúvida que nosso dispositivo seja atualizado. E, infelizmente, quanto mais “antigo” é nosso dispositivo menos chances de chegar a ele as atualizações oficiais.

Ele não receberá uma atualização oficial do Lollipop ao que parece até o momento. Isto é meio uma certeza pois ele não recebeu até o momento nem a atualização para o Android KitKat 4.4.4 .

Recentemente através do XDA-Developers o telefone recebeu uma atualização para o Android KitKat o que ajuda na esperança de que o telefone possa vir a receber uma atualização para o Android Lollipop. Isto acontece porque o telefone possui a mesma quantidade de memória RAM que um dos dispositivos de 2012 do Google que receberá a atualização.

Mas, se os fabricantes não disponibilizam, existe para a maioria dos celulares uma comunidade enorme de desenvolvedores que irão com toda certeza disponibilizar uma versão não oficial para o seu telefone.

E o Galaxy S3 possui agora uma versão não oficial do Android 5.0 Lollipop para rodar no telefone.

Mas, tenha em vista que é uma versão de desenvolvimento portanto ela pode ainda apresentar alguns bugs que irão ser resolvidos ao longo do tempo. No momento ela é legal mesmo só para conhecer o Lollipop e vê-lo funcionando no telefone.

De acordo com o que já li em outros blogs há um conjunto de coisas que não rodam que a tornam impossível de ser usada no dia a dia. Há problemas na câmera ( o que é normal, na maioria das ROMs é um dos pontos mais difíceis de resolver ), a antena , os sensores, a memória interna e externa e ainda, o WiFi e o GPS.

Isto ocorre porque em geral a maioria dos desenvolvedores ainda não teve tempo para portar os drivers talvez do Galaxy S4 ( que receberá oficialmente a ROM ) para o Galaxy S3.

Assim, tendo em vista isto faça um nandroid backup da sua atual ROM para ter certeza que após os testes poderá ter novamente o seu telefone totalmente operacional.

O Android 5.0 Lollipop rodando no Galaxy S3. / © arter97
O Android 5.0 Lollipop rodando no Galaxy S3. / © arter97

O que você vai precisar ?

Instalando o Android Lollipop no seu Galaxy S3 ( i9300 )

 

  • Esta ROM vem como um nandroid backup. Portanto para instalá-lo tudo que é necessário fazer é restaurar o backup depois de colocá-lo na pasta específica de nandroid backups no seu cartão SD.
  • Extraia o arquivo zip do Lollipop do Galaxy S3 e copie a ROM de backup para o diretório específico deste tipo de arquivos em sdcard>clockowordmod>backup ( caso seja outra recovery dê uma olhada onde fica oficialmente este diretório ).
  • Reinicie o seu telefone diretamente na recovery.
  • Em seguida, full wipe ( resetar para configurações de fábrica ). Este processo só não é necessário caso você esteja usando uma versão anterior desta ROM.
  • Agora, restaure o nandroid backup que você copiou para o seu cartão SD.
  • Finalmente, antes de reiniciar, faça o flash do kernel que você baixou.
  • E pronto, agora reinicie.

Uma coisa é certa. O desenvolvedor é bem ativo e possivelmente vocês terão logo uma ROM operacional para o seu telefone.

Se instalou, conte-nos o que achou  ? Está na última versão ? O que veio de novo ? Conte-nos.

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */