Eu não vejo esta funcionalidade como algo bom. Mas para muita gente vai ser uma mão na roda.
De acordo com o Google em anúncio esta semana o Gmail para desktop passará a exibir imagens por padrão. No Android e iOS, a exibição automática irá acontecer somente no início de 2014.
Eu estou preocupado com a decisão do Google, mesmo com uma explicação de que as imagens serão processadas por um proxy seguro, impedindo que terceiros coletem dados como e-mails ativos ( atente-se para “terceiros coletarem seus dados” ).
“Em vez de servir imagens diretamente de servidores externos, o Gmail agora irá servir todas as imagens através de seus próprios servidores no Google. Então o que isso significa para você? Simples: as mensagens serão mais seguras e protegidas, as imagens são verificados em busca de vírus ou malware conhecidos e você nunca mais terá que clicar em ‘exibir imagens abaixo’ novamente”, publicou John Rae-Grant, gerente de produto no Google.
Como profissional da área de infra estrutura e entusiasta de segurança da informação com toda sinceridade não vi grandes vantagens.
A primeira é que apesar de seus dados não serem cooptados por terceiros o Google continuará tendo controle completo dos mesmos e, no fim, são estas empresas que entregam seus dados para governos ( leia-se EUA e o famigerado governo brasileiro que se finge de bonzinho e pede muitos, muitos dados para estas empresas ).
E segundo porque o Google não é uma empresa de pesquisa na área de malwares ( vírus são malwares no fim ) . Assim mesmo que tenha um proxy seguro a chance de infecção dos usuários por uma nova ameaça é muito grande. Independente dos filtros não mostrar imagens por padrão é interessante e válido.
Espero que como li em outros sites que seja permitido manter a opção de “clicar para exibir imagens” porque eu vou continuar sim optando por isto.
Prefiro não terceirizar minha segurança para terceiros. Espero que muita gente pense do mesmo jeito.
Ah, e lembre-se. A mesma empresa que está agora lhe dando esta opção é a que retirou do seu Android as configurações de privacidade …
Via: Google Discovery