Se há uma coisa que o Chrome faz em todos os computadores do universo é utilizar toda a memória disponível e indisponível do sistema operacional aonde ele está instalado.
E hoje o Google soltou um post no seu blog para falar de algumas melhorias de desempenho incluídos no Chrome 45 para o desktop.
E a melhoria mais importante é uma nova técnica bem agressiva de limpeza de memória e talvez a mais importante é uma manipulação mais inteligente das abas restauradas.
“Agora o Chrome é mais esperto em restaurar suas abas de forma mais eficiente. Tabs são restauradas a partir das mais recentemente vistas e, portanto, você começa a ver as guias mais importantes mais rapidamente. E o Chrome agora vai detectar se o computador estã com poucos recursos e parar de restaurar o resto das suas guias para poupar sua preciosa memoria. E você pode ainda clicar para restaurá-las se você quiser acessá-las mais tarde”.
Além da manipulação mais inteligente das abas restauradas o Google também está falando de uma nova técnica de economia de memória que usará o tempo de inatividade de uma guia, ou seja, se a guia não está ativa ela vai ser morta ( algo que já é feito por alguns plugins do Chrome.
O Google diz que com isto ele consegue reduzir o uso de memória em mais ou menos 10% , mas, em aplicações web mais complexas a redução de memória reduziu em pelo menos 25%.
E o Flash, finalmente será pausado automaticamente em conteúdos que não são centrais para a página web.
Este recurso já está sendo prometido a algum tempo e parece que agora, realmente , a partir da versão 45 o Google criou vergonha e vai parar de utilizar toda a memória disponível do seu computador nesta e nas outras dimensões.
Via Android Central / Google