Hoje a tarde postamos alguma coisa sobre a Blackberry e sua tardia relação com o mundo Android.
Semana passada o pessoal do @evleaks postou uma foto on line de um suposto aparelho que será chamado de Blakberry Venice – e que tem um teclado de slide out e poderá vir pela AT&T.
Se é realidade ou não, não temos notícia mas que o pessoal do @evleaks tem um histórico razoável de acertos nos seus vazamentos e isto pode ter um sinal.
Se isto já era um sinal, hoje mais cedo acabamos por publicar que o pessoal da Blackberry Limited ( que era anteriomente a RIM ) registrou dois nomes diferentes: Androidsecured.com e Androidsecured.net .
E o mais legal é que quando vamos ao Androidsecured.com caimos em uma página bem interessante que anuncia uma parceria entre o Google e a Blackberry ( o domínio .net dá erro e não direciona para lugar nenhum ).
O site traz um cabeçalho que dá a entender que eles estão trabalhando para trazer o Android para o mercado corporativo junto com algumas informações sobre características de segurança do Android Lollipop e a plataforma BES12 que foi atualizada.
A Blackberry e a Google estão trabalhando em conjunto para definir novos padrões de segurança móvel para as organizações que estão sendo implementados nos dispositivos Android.
A atualização 12.2 da BES ( BES 12 ) traz uma série de características bem interessantes incluindo a capacidade de gerenciar dispositivos usando o Samsung Knox , e a integração com o Android for Work irá oferecer maior segurança e opções de gerenciamento simplificadas.
O site vai explicando novos recursos que o Android e BES12 podem oferecer aos usuarios corporativos e que há uma versão gratuita de avaliação por 60 dias do BES12 que está disponível para clientes que queiram testá-lo.
Os recursos do BES12 são interessantes mas o que realmente é interessante é que temos o Google e a Blackberry trabalhando juntos em uma solução corporativa para empresas que queiram implantar o dispositivo Android nas suas operações.
Isto não confirma nem nega a existência de um dispositivo Android mas como o Android Lollipop foi colocado em destaque no site pode ser uma grande pista de que teremos realmente um dispositivo Blackberry com o Android Lollipop rodando.
O foco da Blackberry sempre foi a segurança e como o próprio CEO da Blackberry disse, o Android pode rodar em seus dispositivos desde que ele se torne algo mais seguro.
Talvez o foco do Blackberry Veneza seja mostrar que as capacidades dos softwares de segurança da empresa podem rodar em sistemas operacionais de outros fabricantes e torná-los muito mais adequados ao sigilo necessários das operações corporativas, já que o foco da Blackberry hoje não é hardware e sim, o seu software que ganhou uma maturidade muito grande ao longo dos anos.
Ou seja, não temos nenhuma confirmação mas uma boa parte de diversas possibilidades que só se confirmarão realmente quando as empresas abertamente colocarem os dados disponíveis para o mercado.
Via Android Authority