Noticias

Google e Facebook foram vítimas de um golpe de scam de 100 milhões de dólares

Google e Facebook foram vítimas de um golpe de scam de 100 milhões de dólares

Scam são complicados tanto para empresas quanto para usuários. E isto não é de hoje. Eu mesmo tive em um dos meus blogs uma seção onde eu analisava scams de internet e inclusive, boa parte deles hoje fica por aqui.

E boa parte deles, pelo menos no Brasil, tem foco em dinheiro. A maioria deles é voltada para golpes bancários que podem causar grandes problemas aos usuários.

Mas, também temos alguns outros tipos. Alguns tem foco em roubo de identidade e até, causar problemas a empresas, pois podem vir com algum Ransonware.

Mas o que é engraçado nesta notícia é saber que temos dois gigantes da tecnologia que sofreram problemas. O Google e o Facebook foram vítimas de um scam que lhes causou um prejuízo de 100 milhões de dólares, isto de acordo com um novo relatório que foi divulgado.

Segundo a Fortune o Departamento de Justiça dos Estados Unidos prendeu Evaldas Rimasauskas, que é da Lituânia, em março. A agência afirma que Rimasauskas lançou um esquema fraudulento em 2013 que centrou-se na personificação de um grande fabricante de hardware que ficava na Ásia, a Quanta Computer.

Alegadamente Rimasauskas criou emails falsos , faturas e selos corporativos e enviou para duas empresas, sem nome divulgado, nos Estados Unidos.

A idéia é que elas iriam lhe enviar dinheiro acreditando que estavam pagando um fornecedor de hardware real.

O departamento de justiça afirma que com isto ele conseguiu arrecadar por volta de 100 milhões de dólares . O dinheiro teria sido enviado a várias contas bancárias na Europa Oriental.

Rimasuaskas ainda está na Lituânia enquanto o processo de extradição que ele seja encaminhado para os Estados Unidos está sendo jugado.

Seus advogados negaram as acusações que estão sendo feitas contra ele.

O Departamento de Justiça não revelou as duas empresas que foram lesadas pelo esquema, mas, por contra própria da Fortune acabou descobrindo que o Google e o Facebook estava envolvidos.

Ambos já admitiram que estiveram realmente envolvidos com o caso através de declarações oficiais e ambos também disseram que o dinheiro que foi enviado para o criminoso já foram recuperados.

O fato é que se duas empresas deste tamanho ( e com profissionais brilhantes ) podem ser fraudadas por um esquema deste tipo, é complexo imaginar o que pode ocorrer com empresas pequenas que acabam tendo pessoas muito menos ligadas em fraudes do que estas duas empresas.

Além disto, é bom lembrar que ambas as empresas estão num embate a algum tempo contra notícias falsas e cair num golpe deste tipo, meio que tira um pouco a credibilidade do seu reconhecimento a assinaturas de golpes.

Portanto, esta notícia nos abre os olhos da importância da validação de dados antes de enviar quantias de dinheiro, sejam elas quais forem para qualquer pessoa, inclusive seu fornecedor.

 

Via Android Authority

comments powered by Disqus