Se você não está acompanhando as notícias o presidentes dos Estados Unidos Barack Obama acaba de fazer uma visita história a Cuba, sendo a primeira visita de um chefe de estado americano em 90 anos a ilha.
A idéia é fortalecer a diplomacia entre os países que estiveram isolados durante anos.
Acompanhando o presidente Obama na viagem haviam diversos representantes de empresas de tecnologia americanas como Airbnb, Paypal e Google.
Apesar de para todos nós usar o Facebook, Messenger, Snapchat , Whatsapp, fazer chamadas de vídeo no Skype ser algo muito comum entre nós, é um sonho distante para os cidadãos cubanos que vivem num grande cerceamento de liberdade.
O Google é conhecido por levar internet para aqueles que não tem e agora, a empresa anunciou sua primeira presença física no país como parte do projeto cubano de oferecer gratuitamente internet de alta velocidade para os cubanos.
O centro de tecnologia on-line é uma parceria entre o Google e o Kcho.mor um dos artistas mais famosos em Cuba e localizado dentro do estúdio de escultura de Kcho.
O lugar tem dezenas de laptops Chromebook, smartphones, o Google Cardboard e oferece conexões de até 70 Mbps , que é 70 vezes a velocidade média dos poucos cidadãos cubanos tem acesso.
O estúdio será aberto cinco dias por semana das 7 da manhã até meia noite e será capaz de fornecer os serviços para pelo menos 40 pessoas por vez.
O Google não deu detalhes específicos sobre o projeto e um aspecto importante é a censura na internet. A rede será gerida pela empresa estatal de telecomunicaões de Cuba, e como é na China, o governo é conhecido por restringir o acesso de internet aos seus cidadãos. E com isto não há para saber quais as limitações serão aplicadas a este tipo de rede ( e tem maluco querendo ser igual Cuba aqui, e outros querendo intervenção militar … ).
No entanto isto será um avanço na ligações dos cubanos e um monte de gente será capaz de se comunicar com os entes quereidos que vivem no exterior uma vez que apenas 30% da população tem acesso regular a internet.
Outras empresas americanas também estão introduzindos seus serviços na ilha – o Paypal está planejando uma maneira de oferecer transfer}ência de dinheiro no país, e o Airbnb está planejando abrir suas listas a todos .
Ao que parece inclusive a Netflix está chegando lá também.
Resumidamente, parece ser um novo tempo chegando aos Cubanos mas, que, realmente só será realmente interessante se a liberdade realmente chegar naquele país.
Via Android Headlines