É, parece que alguns países estão realmente levando a sério a luta contra a espionagem de grandes empresas ( mas, como sempre, os governos sempre estão ali de olho em todos nossos dados ). No início deste ano o serviço de busca local da Rússia, chamado Yandex ( alguém duvida que ele viola os dados dos usuários e entrega para o governo local ? Se duvida, garanto que acha que o governo brasileiro respeita sua privacidade né ? hahahahaha ) entrou com uma queixa no serviço federal de antimonopólio do país em relação aos aplicativos Google que já vem pré-instalados no Android …
O regulador concluiu após sua investigação que o Google era culpado de abusar da sua posição dominante no mercado … ( fico pensando se a preocupação foi realmente antimonopólio ou se, no fim, queriam mesmo é acesso a todos estes dados ).
O regulador ( leia estado, ou seja, maior corporação que viola nossos direitos individuais ) irá entregar suas conclusões ao Google no prazo de dez dias e propor alterações na forma como ele agrupa seus serviços ( e garantidamente, pedindo que eles forneçam acesso aos dados coletados ).
Em particular a FAS da Rússia pode prescrever para que o Google ajuste seus acordos com os fabricantes de dispositivos móveis eliminando os acordos com os itens que restringem a instalação dos aplicativos netes dispositivos de aplicações e serviços a outros desenvolvedores
Em um comunicado o Google disse que irá determinar o curso de suas ações assim que a decisão final for entregue:
Nós ainda não recebemos a decisão. Quando acontecer vamos estudá-la e determinar os próximos passos.
A gigante das buscas também sofreu um ataque no início deste ano sobre a expansão do direito a ser esquecido relacionado a pedidos em todo o mundo e está sendo investiga atualmente na Índia a possibilidade de estar havendo manipulação dos dados de pesquisa.
Via Android Central