Google expande a checagem de fatos para Brasil, Argentina e México

Gostou ? Compartilhe !!!Tweet about this on TwitterShare on RedditShare on LinkedInPin on PinterestShare on Facebook




Uma das coisas mais complicadas na internet é realmente averiguar se algo é realidade ou não. E tanto o Facebook quanto o Google vem acompanhando de perto este tipo de coisa.

A algum tempo o Google vem gerando esforços nos Estados Unidos para resolver isto, além de França e também Alemanha.

E agora, ele vem para outros países. México, Argentina, sim, nosso brHUE, aquele país em que lendas e mais lendas são criadas sem a mínima atuação do bom senso de nossos  compatriotas zueiros.

A verificação dos fatos ( finalmente ) chega ao Google News ( Google Notícias ) e ao mesmo tempo, também na pesquisa desktop em todos os países.

O Google expandiu sua verificação de dados e 120 empresas estão neste esforço.

Nós últimos anos a El Goog fez um esforço na Europa para ajudar vários meios de comunicação e na semana passada anunciou uma parceria com 20 redações francesas para ajudar a debater mitos e desinformação em relação a eleição naquele país.

Uma ação interessante, tendo em vista que no ano que vem virão as eleições e uma das coisas que mais foram usadas contra todos os candidatos foi desinformação em relação a algum evento que estava ocorrendo.

Como política é algo sujo, ter estes mecanismos de defesa contra desinformação é algo muito bom, pois a maioria dos cidadãos não vai atrás deste tipo de informação.

Por outro lado, também temos problemas de partidarismo de quem está validando a informação e podemos estar caminhando para pequenas bolhas em que indivíduos não terão como validar nada, já que tudo estará meio que tratado demais para se chegar a fonte original.

Mas mesmo com dois lados ( tudo em tecnologia é assim ) este esforço irá expandir para mais países ao longo do mundo.

Os editores podem participar adicionando uma marcação especial às duas notícias e isto permitirá ao Google fazer esta validação e limpeza das buscas.

Com o tempo, acredito eu, mais e mais mídias irão se juntar para isto e cada vez mais os resultados serão mais válidos.

Ou, então, com o tempo poderemos vir  a ter a prevalência de uma só opinião.

E como já dito, o resultado só saberemos com o passar dos anos …

Via The Keyword




Recomendados Para Você: