Eu acho o Google+ legal, mas o problema é que a maioria das pessoas ainda não se viu tentada a passar a usar o serviço de redes sociais do Google.
Não cheguei a falar aqui mas o Vice-Presidente Sênior de Engenharia do Google e responsável pelo Google+ Vic Gundotra deixou seu cargo . O grande tchan da questão foi que o TechCrunch lançou um relatório bem detalhado sobre supostas mudanças internas após a saída do cara :
“Por volta de 1000 a 2000 funcionários serão movidos para novas funções. Parte da equipe do Google Hangouts vai ser transferido para a equipe Android e outra para o Google+ Photos”, diz a publicação.
O blog ainda fala sobre uma possível perda de força do Google+ ( fico me perguntando de onde o blog tirou que o Google+ tem alguma força ), não sendo mais a plataforma prioritária da empresa, onde fala sobre possíveis integrações que possam ser desfeitas como as relacionadas aos comentários do Google+ no Youtube.
Que aliás, vale como parênteses. A dita “força” do Google+ vem neste meio. Como ele foi integrado com diversos serviços os usuários indiretamente são sempre usuários dele. Então, no fim, mesmo que você nem saiba que o Google+ existe ( boa parte dos usuários sofre deste problema ) você é usuário dele.
Daí a falta de força de marca dele ao se comparar com o seu concorrente direto que é o Facebook.
Mas, de acordo com o porta voz do Google nenhum dos rumores lançados pelo TechCrunch são válidos e afirmou que o desenvolvimento do Google+ continuará a acontecer normalmente.
“As notícias de hoje não tem impacto sobre a nossa estratégia com o Google+ – nós temos uma equipe incrivelmente talentosa que vai continuar a construir grandes experiências em todo Google+, Hangouts e fotos”.
A gigante de buscas já está a procura do substituto para o cargo de Vic Gundotra nos próximos dias.
Mas, vale aquela leitura básica. Se o “gestor” foi retirado do lugar, algo aconteceu. E mesmo que todos fiquem nos dizendo que está tudo bem, a coisa não está legal para o Google+ principalmente porque sabemo que o Google+ nunca conseguiu chegar nem perto do volume de usuários que o seu concorrente direto ( Facebook ) tem.
O grande erro do Google foi o Orkut … ele deveria ter dado lugar ao Google+ muito mais rapidamente para tentar suprimir o crescimento do Facebook em todo o mundo.
Ou seja, um erro estratégico que o Google ainda não conseguiu resolver.