O Google parece estar de olho em mais um mercado e de acordo com rumores ele parece estar negociando uma empresa que o levará a poder competir com a Apple no mercado de pagamentos móveis.
O Google iniciou uma negociação para adquirir a Softcard que é uma empresa que tem como foco do seu negócio ajudar as pessoas a pagar coisas através de seus dispositivos móveis. O acordo com a empresa de pagamentos , de acordo com o TechCrunch e The Wall Street Journal , esta joint-venture que é um acordo entre as operadoras AT & T, Verizon e T-Mobile que parece estar sendo negociado por menos de 100 milhões de dólares.
Como é um acordo inicial nem o Google nem a SoftCard quiseram comentar sobre a possível venda. Um porta voz do Google deixou claro que eles não iriam comentar sobre algo que no fim, é somente um boato mas que sempre tem um fundo de verdade.
A compra seria ótima para o Google pois daria um empurrão mais direto para que eles posssam competir em pagamentos móveis. A tecnologia tem sido a favorita nas empresas do Vale do Silício para tentar expandir mais seus negócios além de suas raízes que são a venda de dispositou ou serviços e na indústria financeira lucrativa.
O Paypal é uma das empresas mais bem sucedidas neste mercado, que foi vendida para o Ebay em 2002 por 1,5 milhões. Desde este sucesso, tanto aqui no Brasil quanto fora as empresas tentam emplacar o mesmo sucesso, e estas vão desde a Amazon até o FACEBOOK até a Startup Square que tem tudo para se tornar uma vedete neste tipo de serviço, especialmente na Web.
Aqui no Brasil temos o Mercado Pago, Pag Seguro que são empresas que também tem foco nisto, e, pelo menos no mercado local, tem grande sucesso, principalmente porque tem grandes empresas por trás as mantendo.
A Apple também entrou neste mercado com a Apple Pay em outubro do ano passado. Como tem a chancela da Apple, o serviço 72 horas depois de lançado já tinha por volta de 1 milhão de cartões de crédito sendo usados no serviço.
As gigantes estão de olho neste mercado porque é previsto que em 2019 os consumidores irão comprar por volta de 142 milhões de dólares utilizando os serviços de pagamento on line, o que é por volta de 52 milhões de dólares mais que 2014 de acordo com a Forrester Research.
Esta união entre a Softcard e o Google é interessante. Primeiro porque o Google foi a primeira empresa a lançar um serviço de pagamentos móveis com o Wallter e algumas empresas do ramo wireless lançaram o Isis.
O ponto interessante é que a empresa mudou de nome para Softcard desde que apareceu a milícia Isis ( Islamic State of Iraq and Siria ) .
Um dos pontos que reforça esta negociação é que ela está tendo alguns problemas, tendo inclusive que demitir por volta de 60 pessoas na semana passada para tentar reduzir custos e reforçar o seu negócio.
Uma coisa é certa: com a aquisição o Google realmente ganhará muito.
Via Cnet