Acredito que nós sejamos um dos últimos blogs a publicar sobre este assunto mas ele ficou um pouco perdido aqui nas minhas pendências dos últimos dias. E como o Lollipop apareceu do nada como eu iria discutir um pouco mais o assunto acabou que ele se perdeu no meio das outras pautas.
De acordo com o pessoal do Android Police o Google a algum tempo atrás, por volta de quase 20 dias atrás, há rumores de que o Google está construindo um concorrente para o Whatsapp.
Sim, é um aplicativo que combina mensagens SMS e comunicação baseada na internet em um sistema unificado que muito se parece com o Hangouts.
Mas, ao contrário do que o pessoal do Android Police eu vejo como uma coisa bem interessante para o Google fazer.
Aparentemente o serviço não irá exigir uma conta no Google. O que eles acharam como irritante eu já acho que é um acerto muito grande quando se fala em mercados emergentes.
As pessoas querem aplicativos de fácil manipulação e que possam rapidamente falar com seus entes queridos com baixo custo. Ou seja, se você tem um aplicativo que pode rapidamente fazer o cadastro ( **Whatsapp é o exemplo clássico disto ** ) você ganha diretamente e indiretamente um vasto grupo de pessoas que estão dispostas da instalá-los em seus dispositivos móveis.
A esperança do Google é que com a eliminação desta barreira ( que é grande para o usuário na ponta ) as pessoas vão começar a usar um serviço que não seja o Hangouts ( que é pesado e comedor de bateria em dispositivos de entrada ) e talvez, por ser mais centrado em um cadastro mais fácil e livre de outros entraves, ganhe o mercado tal qual o Whatsapp e finalmente, inclua o Google em um mercado que atualmente é dominado pelo ICQ ( que chegou quente nesta área ) e o Whatsapp ( líder absoluto ).
Um dos testes de mercado será a Índia ( que tem estreita relação com tecnologia ) e ao que parece não há nenhuma data certa para isto.
Nem a redação do Economic Times nem a redação do Android Police conseguiram precisar o momento que isto acontecerá.
O que ocorre é que o Hangouts acaba possuindo mais do que o usuário precisana sua comunicação diária. Junta-se a isto a má sucedida tentativa de compra do Whatsapp pelo Google temos um enorme problema para a gigante.
Atualmente é indiscutível que o Whatsapp é o aplicativo mais utilizado para este fim nos sistemas operacionais móveis sendo hoje seguido, talvez pelo renascido ICQ que além do básico que todo comunicador deste tipo oferece vem com ligações de vídeo e voz.
O Google terá um grande chão pela frente para recuperar esta gama de usuários que perdeu para o Whatsapp e outros que enxergaram que é na simplicidade que você consegue conquistar o usuário comum.
Várias funcionalidades acabam sendo tóxicas quando se está pensando em um mercados não aficcionados em tecnologia.