Código fonte do Android Publicado
Desenvolvimento ROM SDK

Google publica cartilha para desenvolvimento no Android Lollipop que está com a documentação atualizada

O Android Lollipop ainda será lembrado por muito tempo em todos os sites de tecnologia. Eu sei que nas últimas duas semanas você praticamente se cansou de ler este nome e ainda vai ficar muito mais cansado até que este novo Android deixe de ser uma novidade tal qual o KitKat é hoje.

O dia de ontem foi apelidado como “Lollipop Day” pois foi o dia em que o Google deixou disponível dispositivos com o sistema operacional Android Lollipop e começou o rollout dos seus outros dispositivos para esta nova versão.

Mas como é de conhecimento geral uma atualização do Android não causa furor somente nos usuários finais. Os desenvolvedores já estão muito animados pois vão ter em mãos uma plataforma totalmente revisada e regada de novas funcionalidades que possivelmente trará mais e mais usuários novos a já, cada vez maior, base de usuários deste sistema operacional.


O Google já está preocupado com a saúde das aplicações no Android L e resolveu publicar uma cartilha muito interessante. Esta cartilha enfatiza que há uma valorização do seu aplicativo se ele já estiver dentro do Material Design.

O artigo do qual a cartilha faz parte incentiva os desenvolvedores a seguir orientações do Material Design em toda a concepção da interface do usuário e também explica um pouco da lógica por trás das transições , do design gráfico e a interação geral com o sistema ( gerando uma sensação de unidade ao usuário final ).

É bom que o desenvolvedor já esteja a par de tudo e uma visita ao Blog Oficial do Android , principalmente neste artigo é uma obrigação.

Documentação

Além de ter os fontes em mãos e uma boa idéia do como trabalhar nas interfaces é otimo também ter acesso as documentações oficiais do desenvolvedor do novo Android Lollipop.

Já há um tópico novo criado no Android Building Google Group para permitir que os desenvolvedores e criadores de ROM tenham acesso a toda documentação do novo Android 5.0.

O pessoal do XDA publicou uma listinha rápida das mudanças e é bom a todos que estão interessados no desenvolvimento dêem uma olhada:

  • Áudio: foram adicionadas documentações sobre os atributos e áudio digital via USB foi adicionado. Adicionalmente, também é possível encontrar especificações para fone de ouvido com fio  para acessórios.
  • Segurança: as páginas de Criptografia e SELINUX foram atualizadas para refletir as diversas mudanças no Android 5.0 , tais como a criptografia que está sendo ativada por padrão e mudanças do SELINUX. Isso inclui muitas instruções de execução detalhadas e exemplos de personalização ( algo que é importante pois atrapalhou para caramba o processo do root nos celulares conforme o Chainfire já citou ). As páginas com as melhorias de segurança foram atualizadas mostrando uma série de melhorias que é algo que não podemos negar, é um padrão no universo Android.
  • Sensores: a documentação de sensores recebeu uma revisão completa. Novos sensores ( por exemplo, os composite sensors ) estão agora ali documentados juntamente com todas as descrições de uso. O consumo de energia e o famoso HAL estão agora cobertos especificados com muitos detalhes e ainda, separados para dar maior clareza a documentação.
  • TV: o Android agora suporta televisores, através do Framework de entrada de TV e o serviço de controle do HDMI-CEC para entrega de conteúdo e interação com o dispositivo. A página de áudio de TV ainda descreve o roteamento de áudio através de televisores.
  • Câmera: versões para a câmera foram adicionadas oferecendo detalhes lógicos para os OEMs e fornecedores de SoC.
  • A documentação para a camada de abstração de hardware ( o famoso HAL ) foi atualizada e ficou super bem detalhada..

Em resumo, todos os desenvolvedores tem um deve de casa bem grande nos próximos dias e visitas ao Android Building Group, ao fórum XDA-Developers e logicamente, ao blog oficial do Android são mandatórios.

Sempre que tivermos novidades vocês serão avisados.

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */