Esta semana uma série de pessoas descobriu que suas contas foram suspensas por violações dos termos de serviço do Google. O Google não havia deixado claro qual tipo de violação havia ocasionado o problema naquele momento mas a coisa acabou aparecendo em diversos fóruns ao longo da internet.
Todas as contas estavam envolvidas em ume esquema de revenda que tirou vantagem de uma pequena brecha que havia na legislação americana em relação a impostos em cima de vendas.
As pessoas compravam os smartphones Pixel e Pixel XL no site do Project Fi e na Google Store.
Eles enviavam estes smartphones para New Hampshire que é um estado que não cobra nenhum imposto sobre vendas.
Como o imposto sobre vendas varia de estado para estado, chegando até 9,5%.
E com o custo alto dos smartphones Pixel isto pode adicionar de US$50 a US$80 no total da compra.
E este custo adicional é complicado se você pensa em revender o dispositivo para seus clientes. Mas ao mesmo tempo os termos de serviço do Google para os Pixel indicam que eles podem ser comprados somente para uso pessoal e não podem ser revendidos para uso comercial .
Mas o mais bizarro é que com esta descoberta o pessoal de New Hampshire já levantou que este furo está sendo aproveitado a anos desde os smartphones Nexus.
O que parece ser estranho é que o Google, não se importava antes mas, agora, com os smartphones Pixel eles parecem estar um pouco mais cruéis.
As pessoas envolvidas no esquema tiveram não só o acesso a Google Store restrito, mas sim, a todos os serviços do Google ( até o Gmail ).
Isto inclusive serve como aviso para todos nós que teimamos em usar o Google inclusive como ferramenta de trabalho, com o Apps por exemplo.
A suspensão foi bem curta e as pessoas em pouco tempo conseguiram acesso novamente a suas contas mas, eles receberam um aviso de violação dos termos de serviço. Neste aviso o Google disse que caso haja repetição da violação dos termos eles podem ser banidos permanentemente.
Preocupado ? Eu fico e por isto muita coisa eu já estou migrando para o Protonmail ( que além de tudo também é privado e criptografado ).
E caso queira ter certeza que seus dados estão salvo, vá ao Google Takeout e faça o download de tudo que já publicou nos serviços da gigante.
Acho muito legal ver estes modos das pessoas fugirem de ficar mantendo os estados enormes que temos hoje em dia e evitando de pagar impostos a toa.
Via XDA-Developers via The Guardian