O que todo mundo já sabia, aconteceu. A Motorola está sendo vendida pelo Google. A marca agora é da Lenovo e foi vendida por mais ou menos 2.91 bilhões de dólares.
A empresa fez o anúncio no seu blog e disse que este é um “passo importante para usuários do Android em todo o lugar”.
O CEO do Google, Larry Page, disse que a decisão de vender não só ajudará a Lenovo no mercado de Smartphones ( com toda certeza é interessante isto, pois a Lenovo realmente tem um histórico de qualidade em seu hardware ) , mas permitirá que a gigante de buscas continue inovando dentro do ecossistema Android ( desde que pare de ser tão ‘purista’ como na notícia que já publiquei aqui hoje ).
Muita gente deve ter estranhado o valor, mas os 2.91 bilhões de dólares são somente uma parte do que foi pago pela Motorola na época da sua compra pelo Google em 2011.
Só que, como eu abri a notícia, todos sabiam, é que o Google havia comprado a Motorola por causa do grande volume de patentes no mundo móvel que a mesma tinha e a compra dela havia sido feita para proteger o ecossistema do Android de possíveis processos ( como os que a Apple ama abrir contra todo mundo ).
Portanto é claro que a gigante de buscas irá manter boa parte das patentes e o restante será passado para a LeNovo ( tenha certeza que as patentes que o Google manterá serão aquelas que podem encher a paciência de quem quiser atacar o robôzinho verde ).
A empresa, como boa parte das empresas do Google é bem independente e pode continuar criando seus produtos mas teve no Moto X muita atenção da gigante de buscas ( eu pessoalmente não vi nenhuma vantagem do Moto X, ainda fico com os da Samsung ou LG ).
Eu fico feliz e parece que o CEO da lenovo também está. Ele disse que é muito bom que a empresa tenha agora comprado a Motorola pois a empresa poderá fornecer mais produtos inovadores usando o expertize da LeNovo e da recém integrada ao grupo Motorola.
O interessante é que como a Lenovo tem realmente um histórico de abraçar marcas de sucesso e as fazer crescer ( como fez com os Thinkpads da IBM ) é bom os atuais donos do mercado de smartphones ficarem realmente de olho na empresa.
Eu pessoalmente acho ótimo. Um smartphone LeNovo é algo que me deixa muito curioso. Principalmente porque é garantido que virão com o Android.