Noticias

Governo alega que em situações de risco a criptografia dos smartphones pode causar a morte de uma criança

Governo alega que em situações de risco a criptografia dos  smartphones pode causar a morte de uma criança

Se há uma coisa que anda desesperando os governos é que os cidadãos estão começando a ficar sem paciência com a grande mania que eles tem de nos observar. E pensando nisto a maioria das tecnologias agora está vindo com novidades para tentar suplantar esta curiosidade governamental.

O governo os EUA principalmente é contra estas novas tecnologias que todos  nós que somos usuários da Apple ou do Android do Google pois boa parte delas já está disponível nas novas versões do sistema operacional.

E com estes recursos habilitados uma olhadela nos nossos smartphones ou tablets seria um pouco mais complexa.

Mas agora , um funcionário do Departamento de Justiça dos EUA afirmou claramente que, caso ele não tenha acesso ao telefone de um suspeito uma criança poderia morrer em casos de sequestro.

As novas tecnologias de criptografia que tornam os smartphones bloqueados à aplicação da lei levaria a uma tragédia. Uma criança pode morrer , ele disse, porque a polícia não será capaz de vasculhar o telefone de um suspeito, de acordo com pessoas que participaram da reunião.

Em uma reunião entre a Apple e o governo teria terminado com a empresa chamando o cenário da criança muito inflamatório ( ou seja, bem a lá revistas de fofoca por aí ). De acordo com a Apple ( e eu concordo ) os funcionários responsáveis pela aplicação da lei poderiam obter estes dados de outros lugares, como por exemplo através de operadoras de telefonia móvel.

O que dá para observar é que no fim há um pouco de preguiça e incapacidade de ser criativos já que os dados podem ser obtidos de diversos lugares e um telefone, no fim, se bem utilizado nunca iria “mostrar” dados importantes para os policiais.

Mas as autoridades vêem isto como um passo na direção errada. A nova criptografa tornará muito mais difícil para a polícia , mesmo com uma ordem judicial, vasculhar um telefone a procura de mensagens, fotos, compromissos ou listas de contatos como eles dizem. Mesmo a própria não terá a chave para decifrar as informações criptografadas em seus iPhones quando receber uma ordem judicial.

Encriptando um smartphone Android

Nos últimos tempos a maioria das empresas de tecnologia estão se unindo contra esta curiosidade dos governos e está lutando para proteger a privacidade dos seus clientes da monitoração e vigilância do governo.

Um projeto da NSA no senado americano foi por água abaixo apoiada por gigantes como Apple, Google e Yahoo.

A operadora de telefonia móvel AT & T está desafiando os tribunais sobre o quadro legal utilizado para coletar dados de telelefones celulares em uma grande batalha solitária e pediu aos tribunais novas orientações em uma nova era baseada na tecnologia.

E pasmém, o Facebook anunciou no seu produto Whatsapp que as mensagens agora terão criptografia fim a fim em telefones e o Facebook não será capaz de decifrar as mensagens para os governos.

É um caminho sem fim. A confiança dos cidadãos em seus governos pseudo amigos está acabando e queremos cada vez mais que a cultura do CypherHacking e privacidade esteja ao alcance de todos.

E como toda tecnologia pode ser usada tanto para fins honestos quanto desonestos. Se os governos irão manter seus backdoors instalados nos telefones ainda não sabemos, mas, uma coisa é certa, a coisa ficará cada vez mais difícil para eles que anteriormente nos desrespeitavam a todo momento.

Direto do iMore

comments powered by Disqus