Falhas de segurança

GunPowder é um malware que se parece com um Emulador Nintendo

GunPowder é um malware que se parece com um Emulador Nintendo

Os jogos móveis já são uma realidade. E como os dispositivos móveis estão cada vez mais poderosos e mais capazes os desenvolvedores já tem condições de criar jogos com gráficos bem melhores e ainda podem criar jogos que interagem com todos os sensores, criando sensações e uma jogabilidade muito melhor.

Mesmo a Nintendo que é uma das empresas que já está comprometida com o universo móvel já disse que irá criar jogos do zero para aproveitar muito mais as possibilidades que este novo mundo traz.

Mas há as pessoas que são nostálgicas e curtem jogos do passado. Para estes há uma série de emuladores que mostram botões na tela recriando o antigo cenário dos consoles e o trazendo para os dispositivos móveis.

Se existe gente ruim no mundo real, existe gente ruim também no mercado da informática. E alguns desenvolvedores podem tentar tirar vantagem disto e desenvolver um malware que poderia aparecer em algum destes emuladores da Nintendo disponíveis na Google Play Store.

Pesquisadores na Palo Alto Networks acabaram encontrando um software malicioso com o nome GunPowder .

A detecção dele é meio difícil para os programas de antivírus pois ele está incluído em uma biblioteca de adware chamada Airpush.

E ele consegue ser executado sem problemas já que o antivírus não irá sinalizar tal código como malicioso bloqueando a execução já que ele é entendido como uma biblioteca de propaganda.

A Palo Alto em seus relatos diz que usuários foram afetados nos seguintes países: Iraque, Tailândia, Índia, Indonésia, África do Sul, Rússia, França, México, Brasil, Arábia Saudita, Itália, Estados Unidos e Espanha.

Os aplicativos maliciosos podem coletar dados como favoritos do navegador ou histórico de navegação, pode se enviar para outros contatos usando o SMS ( exceto na China ) e ainda, mostrar anúncios fraudulentos e executar outro código.

Mas calma, ainda não terminou. Uma vez instalado o aplicativo irá pedir aos utilizadores uma certa quantia de dinheiro para obter uma licença do emulador e poderá ser paga via Paypal ou Skrill.

O software também será instalado caso os usuários respondam a uma série de pesquisas e instalar alguns aplicativos para obter alguma vantagem de um anúncio que, no fim, é bem parecido com uma página do Facebook ( ou seja, aproveita-se da boa fé do usuário comum que não tem o cuidado de conferir se aquela página realmente é válida ou não ).

Vale sempre lembrar que qualquer aplicativo baixado fora da Google Play Store ou em sites que prometem aplicativos pagos gratuitamente pode vir com algum malware.

Portanto, é indicado ( mesmo que não totalmente seguro ) que sempre se procure baixar os aplicativos direto da Google Play Store, pois, pelo menos lá, eles passam por uma pequena varredura de segurança e podem ser descobertos estes tipos de problemas.

E, finalmente o Google também tende a apagar seus aplicativos que podem ser entendidos como falhas de segurança.

O mundo móvel está começando a ser visto pelos bandidos como um local onde eles podem obter bom lucro, portanto, é sempre bom tomar cuidado redobrado, principalmente sendo o Android a plataforma móvel mais usada no mundo.

Via PcWorld

comments powered by Disqus