Noticias

Habilitando gravação de voz nas ligações no Galaxy S5

Habilitando gravação de voz nas ligações no Galaxy S5

Muita gente se pergunta porque o Android não tem por padrão a gravação de voz habilitada.

Em alguns telefones esta função está inserida na ROM mas por causa de alguns problemas com a legislação de alguns países os fabricantes preferem não habilitá-la.

E um dos telefones que possuem este tipo de funcionalidade já implementada na ROM é o Galaxy S 5.

Existem várias maneiras de habilitar este recurso, sendo que uma delas é bem tranquila e passa pelo Xposed Framework, mas … há muitas pessoas que não gostam de tê-lo instalado no telefone.

Assim, se você não quer ter o Xposed Framework instalado no seu telefone mas ao mesmo tempo, quer ter as ligações de voz habilitadas  e utiliza a ROM Stock do Galaxy S5, é só continuar lendo este post.

Como funciona esta modificação no meu Galaxy S5

O método apresentado no forum XDA é bem interessante e pode habilitar as chamadas de 3 maneiras diferentes. A modificação no fim é simplesmente uma edição de um dos XMLs escondidos dentro da partição /system. Basta adicionar nele uma linha que irá habilitar o recurso.

Para quem tem medo de editar o XML e com isto quebrar alguma configuração do sistema o desenvolvedor do método forneceu as mudanças em forma de um zip que pode ser instalado tanto utilizando o Mobile Odin quanto via alguma recovery como o TWRP ou CWM.

Função de gravação habilitada no Galaxy S5

O método apresentado foi testado em variantes do dispositivo mas pode ser que funcione também no Galaxy S 5 modelo internacional ( ou seja, caso você tenha o Galaxy S 5 internacional você terá que escovar um pouquinho de bits para efetuar a modificação ).

Evidentemente você precisa de um dispostivo com root para poder efetuar este processo e talvez este processo possa ser também adaptado para que funcione com outros firmwares da Samsung.

Portanto, caso você queira esta gravação de voz habilitada no seu dispositivo é só seguir os passos abaixo ou então, dar um pulo no tópico do forum XDA-Developers ( que eu, diga-se de passagem acho o mais legal pois dá para discutir com outras pessoas possíveis erros ) .

Efetuando a ativação da gravação no seu Android

 

Para ativar é necessário que você edite o arquivo /system/csc/feature.xml ( caso ele exista. Se o mesmo não existir irá precisar procurar pelo arquivo /system/csc/others.xml ).

Procure pelas tag featureset e adicione a linha abaixo antes da tag de finalização :

Para editar o arquivo feature.xml ou o other.xml adicione a linha como eu já falei. Você pode fazer diretamente no seu telefone usando o Root Explorer ou então, via adb ( função adb shell ) que contém um editor vi integrado.

Se for baixar o arquivo para o seu sistema operacional, no Linux use qualquer editor, mas, no Windows é bom que use o editor Notepad++ porque ele suporta o formato de texto do Linux ( e o Android por dentro é praticamente um Linux ).

Após fazer as mudanças é só reinicar o telefone para que as alterações tenham efeito.

 

Usando o Mobile Odin PRO ou o TWRP ou CWM

 

O segundo modo de fazer esta mudança é usando o arquivo zip que pode ser usado tanto no Mobile Odin, quanto no CWM e também no TWRP.

Este arquivo zip executa as alterações acima automaticamente no arquivo de xml adequado.

Ou seja, no caso das variantes internacionais do Galaxy S5 ( G900F / G900H ) o arquivo /system/csc/feature.xml não existe. Um script dentro do zip verifica a existência do arquivo e caso não exista ele efetua as modificações em /system/csc/other.xml .

O arquivo zip pode ser baixado clicando aqui.

Assim no Mobile Odin PRO abra o arquivo zip ( que você já baixou ) usando a opção OTA/Update ZIP . Desmarque “Everroot”! Push “Flash Firmware” . Esta instalação permite que você mantenha o KNOX 0x0 se você ainda manteve esta flag ( obrigado a Towerloot e as atualizações de ROM via o Mobile Odin PRO ).

Nas recoverys como o CWM e TWRP  (KNOX 0x1 ) é só abrir o zip usando a função “Install Zip” e simplesmente confirmar a instalação “Yes – install … “.

 

comments powered by Disqus