Falhas de segurança

Hackers estão fazendo por volta de 500K com seus trojans mobile

Hackers estão fazendo por volta de 500K com seus trojans mobile

De acordo com o laboratório de pesquisa da Ceetah Mobile os hackers chineses estão fazendo uma quantia gritante de US$500 mil dólares dia a partir de um grupo de trojans apelidado de “Hummer”.

Apenas no primeiro trimestre de 2016 o Hummer estava sendo instalado em pelo menos 1,4 milhões de aparelhos por dia.

Somente na China estavam sendo infectados uma média de 63 mil aparelho por dia.

Estes números são surpreendentes e os pesquisadores de segurança estão alegando que o Hummer pode ser a maior família de malware móvel que apareceu até agora.

A Cheetah Mobile estima que o desenvolvedor poderia fazer 5 centavos de dólar por transferência , ficando com uma estimativa de 500 mil dólares .

Dando uma olhada no gráfico a base de infecção do Hummer tem  crescido significadamente desde 2015 com seu pico sendo abril deste ano.

Quando uma dispositivo está infectado com o Hummer ele vai ser rooteado pelo próprio trojan e a partir daí a brincadeira começa.

O Hummer a partir daí vai começar a gerar anúncios em pop-up no aparelho e instalar alguns aplicativos indesejados, inclusive alguns malwares.

Como o trojan é um exploit e gera o root no aparelho tirá-lo não é uma tarefa das mais fáceis.

A Cheetah Mobile estudou anda mais o trojan e chegou a alguns resultados bem interessantes. A família Hummer usa por volta de 12 nomes de domínio para receber e atualizar os comandos para seus cavalos de tróia.

Estes trojans tem até 18 métodos de root e em um teste o trojan Hummer acessou a rede 10 mil vezes e baixou mais de 200 apks em algumas horas.

Ele utilizou por volta de 2 GB de dados da rede no meio do processo.

Existem algumas maneiras de lidar com o Hummer e a Cheetah Mobile as dicas de sempre, como um Anti-vírus atualizado para tentar impedi-lo de se instalar facilmente e fazer todo o seu processo confortavelmente.

A empresa lançou também o Stubborn Trojan Killer na Google Play Store que irá tentar, logo depois de instalado se livrar do Hummer para você.

O mais indicado, eu pelo menos sempre acho, é, que, num caso destes fazer o reflash do software do telefone , ou seja, reinstalar todo o sistema operacional é o mais indicado.

Malwares com o Hummer são um dos motivos pelos quais não é indicado instalar aplicativos fora da Google Play Store ou de fontes que não sejam absolutamente confiáveis.

Lojas de terceiros, mesmo as mais legítimas podem não ter medidas de segurança razoavelmente rigorosas como as do Google que tentam minimizar o impacto de malwares nos aparelhos.

Não é nenhuma surpresa que os malwares móveis estejam aumentando especialmente na China e em outros países, como o nosso,  onde lojas de aplicativos e a pirataria de apps proliferam.

Via Cheetah Mobile

comments powered by Disqus