A pouco tempo a família HTC One M9 finalmente recebeu as atualizações para o Android 6.0 Marshmallow e agora, parece que a HTC está anunciando que tanto o M9, quanto o HTC 10 e o A9 estão programados para receber as atualizações oficiais do Android 7.0 (Nougat).
As versões desbloqueadas destes smartphone estarão recebendo as atualizações em primeiro lugar e uma vez que boa parte dos seus usuários as tenham recebido, eles irão passar para as versões das operadoras.
Isto pode significar que o smartphone de 2014, ou seja, o One M8 provavelmente já vai deixar de receber as atualizações, mas, no momento, isto não é garantia ( talvez, por ser um dispositivo mais antigo, ele vá ser deixado para um momento posterior ).
Os 3 telefones confirmados são os mais novos carros-chefe da empresa e também, a menção de dispositivos mais baratos também foi deixada de fora. O Tweet anunciando as atualizações veio bem completo com um cartaz para celebrar a ocasião.
De acordo com o Tweet da HTC , o HTC 10 será o primeiro dos 3 a receber sua atualização para o Nougat que vai acontecer em algum momento do quarto trimestre deste ano.
O HTC One M9 estará receebendo a atualização logo depois e em seguida, o A9 será o premiado.
De acordo com o tweet uma vez que todos os 3 celulares desbloqueados tenham recebido suas atualizações o trabalho será enviar as atualizações para as versões de operadoras.
Os usuários até tentaram obter respostas sobre os dispositivos de custo mais baixo, e inclusivo, o M8 em perguntas no tweet, mas, nada foi respondido.
A versão oficial do Android Nougat começou a chegar aos dispositivos Nexus a poucos dias e só o Nexus 5 tem uma versão não oficial de uma ROM Nougat, já que ele foi deixado de fora das atualizações.
O que signfica que pelo menos desta vez a HTC está sendo bem rápida no processo de atualizar os seus smartphones e pelo menos os clientes que possuem estes 3 ficarão bem felizes com isto.
Quanto ao cronograma, 90 dias é um cronograma razoável para um fabricante ( ou até operadora ) lhe entregar as atualizações do Android já, que, no fim, o que tem que ser adicionado são as customizações do fabricante em cima da nova versão do sistema operacional móvel do Google.
Tecnicamente, o Tweet garante somente que o HTC 10 será o primeiro a reveber esta atualização que evidentemente virá com uma atualização do Sense ( que realmente é uma das grande obras da HTC ) .
Como a HTC irá ter um grande trabalho no HTC 10, acredito eu, que boa parte do que ela fizer para o primeiro, será portado para os outros dois, tornando o volume de trabalho um pouco menor.
Já para dispositivos de baixo custo e até o M8, resta saber se ela enfrentará também este trabalho ou os deixará de fora da atualização para o Nougat.
Só o tempo dirá, pois a HTC é sempre uma empresa que tende, pelos baixos volumes de venda que vem tendo, a ouvir seus clientes e mudar os planos durante a execução. Portanto, os donos do M8 podem ter uma ponta de esperança, pois isto pode realmente vir a acontecer.