Já houveram tantos assuntos aqui nos últimos tempos relacionados ao Lollipop que garantidamente já devemos ter publicado algo sobre as edições Google Play do HTC one M7 e do M8 estarem recebendo atualizações para o Android 5.0 Lollipop.
Essas atualizações que deram uma nova experiência de uso do telefone aos usuários permite também aos desenvolvedores o uso dos binários atualizados que foram construídos para trabalhar sem grandes problemas com o Android Lollipop.
O mais legal é que a HTC fez o seu trabalho de modo bem rápido e ajudou em muito os desenvolvedores que agora tem um código atualizado do kernel, que foi publicado na íntegra pela fabricante.
Como o código do kernel do Linux é licenciado sob a GPL todos os fabricantes acabam liberando o código fonte dos seus kernels compatíveis com seus dispositivos e firmware.
Apesar de ser obrigatório a maioria dos fabricantes chega a levar meses para fazer este processo, mas, a HTC conseguiu desta vez ser bem rápida e lançar estes arquivos quase que instantaneamente dandos aos desenvolvedores a capacidade de implementar as mudanças para as branches e torná-las totalmente compatíveis com o Lollipop.
Os arquivos fornecidos não são pequenos e ao que parece, não estão havendo problemas para que os desenvolvedores baixem os arquivos já que os servidores da HTC parecem estar suportando bem a carga.
Todos os fabricantes poderiam seguir este exemplo da HTC e começar a liberar o seu código todo sob a GPL para que todos nós possamos continuar usando nossos dispositivos do modo que gostamos ( ou pelo menos que não demorem tanto o quanto estão demorando ).
Desenvolvedores que estejam interessados neste código fonte podem visitar o site oficial da HTC para desenvolvedores ( HTCDev ) onde é possível encontrar o código fonte para o Android 5.0.1 e outras versões do Android.
Pena a HTC ter deixado o Brasil pois sem dúvida eram dispositivos de ótima qualidade e que , eu, como usuário nunca tive o que reclamar.
Fonte: XDA-Developers / Imagem : Gizmodo