Uma das coisas que vem crescendo vertiginosamente nos smartphones é a capacidade de RAM e uma coisa vem sendo bem interessante. Boa parte de nós hoje tem computadores com 8GB de RAM e estamos já vendo dispositivos móveis em nossos bolsos que tem quase o mesmo tanto de RAM que nossos computadores.
Ano passado os dispositivos de 6GB entraram no mercado ( Oneplus 3 e 3T ) e outros fabricantes como a Vivo. E como isto já ganhou o gosto de pessoas no mercado com toda certeza entrou na mira de todos os fabricantes.
Bom, talvez nem todos pois alguns dos executivos da empresa discordam um pouco disto, achando este avanço um pouco desnecessário. Lao Shi em sua página na rede social Weibo disse que acredita que os 4GB que hoje boa parte dos smartphones tem é mais que o necessário para que um dispositivo funcione de modo correto e sem problemas.
Ele diz que muitos dispositivos da Huawei funcionam melhor com 4GB que outros dispositivos com 6GB e que a coisa mais indicada, e eu concordo sempre, é otimizar o sistema operacional para que ele seja o mais eficiente possível.
Ele cita o iPhone que tem um sistema operacional que não precisa de muita RAM para funcionar bem por causa da otimização que o sistema operacional sofre e com isto, funciona fantasticamente bem com menores quantidades de RAM.
Ele diz que adicionar mais RAM somente adiciona mais preço ao dispositivo e que não vale a pena ficar desafiando o limite de hardware em nossos dispositivos.
Eu concordo em muito com o que ele diz. O preço dos dispositivos está crescendo e no fim, o que menos vemos é uma grande preocupação em otimizar o sistema operacional. As reclamações de lentidão continuam pois os vazamentos de memória acabam utilizando toda a RAM disponível, independente do tamanho dela.
E isto acaba causando no usuário uma tristeza grande em ter comprado um dispositivo caro que nem sempre o atenderá corretamente.
Se a opção da Huawei é optar pela otimização do Android em seus dispositivos , 4GB de RAM é mais do que o necessário.
Mas vale lembrar que com a chegada dos displays 4K e realidade virtual, os dispositivos móveis podem começar a sofrer uma mudança bem grande e os 4GB, que antes eram muito, podem não ser lá tanto em breve.
Portanto, é aguardar o mercado. E se conformar que a Huawei não deve aumentar a RAM dos seus dispositivos tão rápido quanto seus concorrentes.
E você, o que acha disto ?
Via Android Authority