Well, well, carros conectados, aí vamos nós. Parece que realmente teremos em breve uma série de carros conectados a rede mundial dos computadores. E esta semana no evento International Consumers Electronics Show que ocorreu em Xangai a fabricante de smartphones chinesa Huawei anunciou uma parceria com a Volkswagen para trazer conectividade para carros.
Juntas as empresas exibiram uma suíte de aplicativos que permitirão aos usuários de telefones Huawei conectar-se com segurança aos sistemas que estarão sendo disponibilizados em alguns veículos da Volkswagen.
Estão incluídos neste pacote aplicativos para auxiliar na navegação, mensagens de texto, música e chamadas telefônicas.
Para gerenciar todas estas informações em tempo real a Huawei está utilizando a tecnologia Mirrorink para conectar dispositivos. Aliás, o MirrorLink é um padrão de tecnologia de código aberto que foi desenhado para trazer informações instantâneas para a tela que está disponível nos carros com estes recursos.
Ela ganhou grande terreno em alguns países, mas, ainda não foi disponibilizada nos Estados Unidos ( aqui no Brasil, também não sei se já está disponibilizada ).
O Android Auto também começou a chegar aos Estados Unidos e o Google também fechou uma parceria com a Volkswagen.
Como o Mirrorlink está disponível no projeto com a Huawei é quase garantido que tal tecnologia também possa vir a ganhar terreno também em território americano ( e talvez em outros países, já que tal parceria deve chegar a diversos outros países pelas mãos do Google ou outro fabricante local.
Atualmente somente carros mais poderosos terão tais recursos. Na Volkswagen [e o Volkswagen Lamando e o Golf 7 estão executando o Mirrorlink com a suíte de aplicativos da suíte da Huawei e ambos são produzidos na China.
Na minha opinião o que é interessante é ver que já há fabricantes interessados no Android Auto e esperemos que em breve realmente o Google irá começar a chegar aos nossos carros.
Se por um lado é ótimo, por outro cada vez nos assusta mais saber que mais e mais aspectos de nossa vida estão sendo mapeados pela gigante de buscas.