A alguns anos atrás era quase um padrão ter o ICQ instalado. Sim, ele foi um dos primeiros softwares do mercado a fazer o maravilhoso trabalho de permitir que as pessoas pudessem contactar umas as outras em tempo real.
Eram outros tempos em que banda larga era um sonho distante e o IRC ( Internet Relay Chat ) e listas de discussão eram a forma de comunicação mais comum.
Não vou entrar muito na história do software mas ele teve origem no ano de 1996, sendo, acredito eu, o software de comunicação instantânea mais antigo ainda em operação no mundo.
Eu não vou negar. Nunca deixei meu UNIN ( número de identificação do ICQ ) em desuso já que o meu ainda é daqueles antigos que lembravam um número de telefone. E sempre quis achar, neste mundo atual uma utilidade para o meu ICQ.
E, agora, em sua nova versão, o ICQ 8 finalmente me deu esta felicidade.
E a florzinha do ICQ volta a ativa
Em sua nova versão, lançada agora no dia 07 ele inclue o acesso via número de telefone ( igual ao Whatsapp ) e cumprindo a idéia que ele sempre teve desde o início. Ele desde o início lembrava números de telefone ( o meu UNIN ainda é destes ). Além desta nova funcionalidade ele conta agora com suporte a chamadas de vídeo e conversas em grupo ( logicamente, para competir com o Whatsapp e outros aplicativos móveis que já estão vindo com esta funcionalidade ). Os vídeos são usados rapidamente, bastando ativar a câmera durante uma conversa com um amigo. Dele também é posível fazer ligações telefônicas para telefones fixos e celulares ( resta saber até quando esta funcionalidade ficará gratuita ).
O grupo Mail.Ru que é responsável atual pelo aplicativo afirma também que os recursos de chamada de voz e vídeo funcionam também nos aplicativos para smartphones. Há versões do ICQ para os sistemas operacionais móveis mais comuns do mercado que são o Android, iOS ( Apple ), Windows Phone e BlackBerry.
O ICQ8 dá também uma possibilidade muito legal que é a possibilidade de enviar mensagens a quem não usa o aplicativo através de mensagens gratuitas de SMS utilizando a plataforma deles.
É também possível a partir do aplicativo trocar fotos, vídeos, arquivos de áudio, DOCs e PDFs, como também já era possível no passado.
O software já colecionou vitórias desde que foi lançado. Ele está no topo de downloads no Brasil no IPhone e não demora a chegar no topo com o Android, já que de acordo com o G1 ele está recebendo por volta do dobro do número de downloads que a plataforma concorrente.
Se ele será ou não o software que irá desbancar o Whatsapp eu duvido, já que ele possue milhões de usuários ativos. O grande trunfo, acredito eu, do ICQ será o saudosimo de antigos usuários orfãos que a anos procuravam um modo de voltar a usar o software.
Eu já estou nele , e você ? Vai voltar a usar ou começar a usar o Software ? Garanto que se você é da velha guarda, tem e guarda boas lembranças de amigos que fez e talvez até perdeu contato ao longo dos anos neste software que praticamente participou da gênese da internet comercial no Brasil.