Ontem oficialmente o Android 5.1 foi apresentado ao mundo e de acordo com informações que inclusive publicamos aqui a atualização OTA já estava sendo disponibilizada para alguns dispositivos da linha Nexus ( mas … parece que não chegaram realmente a eles )t.
Haviam algumas mudanças interessantes como o suporte nativo ao dual SIM ( parece que agora realmente o dual SIM está começando a ganhar o mundo e, finalmente, talvez, vejamos aplicativos como Telegram ou Whatsapp talvez implantando mais de uma conta no mesmo celular em breve ), uma função legal de Protect Devices e outras coisas mais, que no fim, são em teoria solução de bugs que o Google havia nos prometido.
O 5.1 para muita gente pode ser uma atualização não muito grande mas, para quem acompanha o mundo Android sabe que não é bem assim.
O Android 5.0 veio com uma série de bugs bem chatos que deixaram muitos usuários desanimados, já que o Google havia prometido um mundo perfeito quando apresentou o Lollipop no seu evento Google I/O ( muitos colegas, que estão com o Nexus 5 + Android Lollipop estão nutrindo um ódio enorme a ele porque principalmente no quesito bateria, ele está devendo para caramba ).
Além da bateria há os vazamentos de memória, os famosos memory leaks, que acabam aumentando o consumo de bateria porque vários serviços vão parar e reiniciar causando cada vez mais ciclos de CPU.
E, finalmente, além dos bugs há algumas coisas relacionadas a somente um dispositivo específico como este “e432c1f Shamu: Adicionar suporte para criptografia completa de disco baseado HW” que é somente para o Nexus 6.
Para quem é mais curioso o Changelog completo está aqui. Não publiquei diretamente no post porque são praticamente 14000 mudanças que iriam causar um problema de carregamento aqui na página.
Para quem é dono de dispositivos Nexus a boa notícia é que o Google iniciou a disponibilização das imagens de fábrica no site oficial.
Este tipo de atualização é indicado somente para pessoas que tenham completa noção do que estão fazendo, pois no caso de um erro o seu dispositivo irá virar simplesmente um peso de papel.
Iremos publicar em breve um guia para isto, mas há diversos na internet, mas tome o cuidado sempre de pegar um que seja indicado para o Android Lollipop, pois há diferenças entre a instalação no Android KitKat e Android Lollipop no Nexus.
Ah, e sempre faça o backup antes pois ao liberar o bootloader tudo será deletado do seu disco interno e do sistema operacional.
Como referência vamos deixar as imagens que estão atualmente disponíveis no site oficial e que podem ser acessadas usando este link aqui.
Assim, para estes dispositivos abaixo já tiveram suas imagems de fábrica disponibilizadas :
Ainda não foram disponibilizadas:
Alguém que é leitor do blog já atualizou seu dispositivo para nos dizer como ele ficou ? Os bugs realmente foram resolvidos ?
**Via Android Authority ( 1, 2 ) **