O KeyMe é uma grande promessa. Sim, ele promete que resolver aquele seu famoso problema de estar sem chaves na hora de entrar em casa. Ao invés de ligar desesperadamente para algum chaveiro você poderá resolver isto diretamente do seu smartphone.
Mas apesar de parcecer muito, mas muito legal, o produto tem riscos já que ele permite digitalizar suas chaves e a partir da digitalização poder gerar cópias das mesmas a partir de quiosques autorizados.
Se você é do meu tipo, que sempre enxerga holisticamente os riscos, tenha certeza que há usos bem nefastos para o produto.
O scan da chave demora poucos minutos. Ela precisa estar fora do chaveiro e em cima de um pedaço de papel com o máximo de contraste e você terá que tirar uma foto de ambos os lados da chave.
Depois disto as imagens são enviadas para um servidor ( que esperamos ser muito seguro ) para o processamento.
Poucos minutos mais tarde você pode ter uma cópia enviada para você ou pode retirá-la em algum dos quiosques do Keyme assumindo que tenha um bem próximo a você.
Mas tudo tem um risco, se o processo realmente for tão fácil. Você pode numa boa fazer uma cópia da chave do seu vizinho quando ele não estiver olhando,ou, até de um colega de quarto que é algo até muito modesto.
A empresa na descrição do seu aplicativo na Google Play Store deixa claro que o processo não é feito somente usando fotos. Ela precisa da chave “fisicamente” para que o processo seja feito.
Além disto, de acordo com eles , não há a possibilidade de fazer o escaneamento de chaves de carro ou chaves de alta segurança ( no fim, toda chave é uma chave de alta segurança ) pelo aplicativo. Quando isto é necessário você terá que ir diretamente a um quiosque.
E, finalmente, isto seria meio que evidente, eles não fazem cópia de chaves marcadas como de uso governamental ou educacional. Inteligentes, já que tais chaves tem um processo interno bem pesado e não podem ser copiadas livremente por ninguém.
Mas há alguns riscos no processo principalmente se você for alguém que interesse a espiões e etc. Ou seja, há possibilidade de quebrar a base de dados dos mesmos e ter milhões de chaves vazadas em fóruns obscuros que podem gerar problemas a muitos usuários.
O Keyme tem certeza dos riscos deste tipo de coisa e logicamente, não é um aplicativo que tenha como foco tornar o mundo mais seguro.
Ao que parece a idéia deles é mesmo ser prático e lhe livrar de ter que chamar um chaveiro ou serralheiro na madrugada, pagando um preço muito alto para entrar na sua casa.
Loucura ou não, é uma idéia interessante.
Ah, não temos ainda a possibilidade de uso do aplicativo no Brasil.
<div class="developer">
<span class="label">Developer: </span><br /> <span class="value"><a target="_blank" rel="nofollow" href="httpss://play.google.com/store/apps/developer?id=KeyMe"><span>KeyMe</span></a></span>
</div>
<div class="price">
<span class="label">Price: </span><br /> <span class="value">Free</span><br /> <span class="rating"></p>
<div title="5 of 5 stars" class="rating-stars stars-monochrome stars50">
</div>
<p>
</span> </div>
</p></div> </div>
<p>
<!-- /WP-Appbox -->
</p>