Parece que a adoção do Kit Kat por parte dos usuários de Android não está lá muito rápida não ( até porque há muito poucas ROMs estáveis neste sistema operacional para a maioria dos dispositivos ).
O sistema que foi introduzido em outubro do ano passado está em menos de 2% dos dispositivos Android ativos no mundo todo de acordo com dados que foram recentemente divulgados.
O número real é de 1,8% de todos os smartphones e tablets que fazem login na Google Play. Em janeiro o uso estava em 1,4% .
Já o Jelly Bean que é a versão anterior ao Kit Kat teve um aumento de 59,1% para 60,7% em um mês.
Já a quantidade de dispositivos rodando o Ice Cream Samdwich caiu de 16,9% para 16,1% e o Gingerbread ainda é responsável por 20% ( o que faz sentido já que o sistema está na maioria dos celulares de entrada ).
Os dados mostram que o KitKat veio principalmente dos usuários de Nexus e dos dispositivos Motorola que estão utilzando o esquema de atualização do próprio Google.
Isto é facilmente explicado porque todas as atualizações do Android exigem uma quantidade considerável de trablaho e coordenação dos fabricantes e operadoras, o que causa atraso na atualização dos celulares. Um exemplo seriam dispositivos Sony que só agora receberam atualizações do Android 4.3.
Além disto, foruns como o XDA pipocam com novas ROMS baseadas no KitKat mas todas batem em um problema. Falta de maturidade e por sua vez, não são indicadas para o uso no dia a dia do usuário.
A baixa adoção do KitKat veio principalmente também porque o próprio Jelly Bean em sua última atualização, a 4.3.1 levou muito, mas muito tempo mesmo para chegar a sua versão estável.
Se a notícia é péssima para o Google o oposto acontece com a Apple e seu sistema operacional iOS, que tem um grau maior de controle: o iOS 7, por exempl, foi lançado em setembro e já passava dos 64% de adoção entre dispositivos compatíveis no primeiro mês. No final de janeiro, a taxa de adoção já passava de 80%.
Ou seja, ainda há muito o que caminhar até acabar com este banho de versões que tanto atrapalha os desenvolvedores e anda pesando em muito no crescimento do Iphone entre muitas pessoas.
Eu, ainda aposto no Android mas … realmente a Apple está dando um banho no Google nesta parte de padronização.