Eu nem vou falar o quanto eu não fico admirado quando vejo este tipo de notícia relacionado a LG até porque eu mesmo estou sofrendo com um dos problemas de projeto que a empresa teima em presentear os seus clientes.
Além das zonas mortas na tela do LG G2, de alguns problemas bem estranhos no LG G3, quem for um pouquinho para trás nas notícias irá lembrar de um caso mais recente, em que uma série de donos de dispositivos LG 4 estavam sofrendo problemas de bootloop.
E se tínhamos alguma dúvida em relação a competência de projeto da LG, parece que com o LG V10 descobrimos que o hardware ( ou software da mesma ) tem problemas.
Os donos deste dispositivo estão sofrendo com um número excessivo de bootloops ( ou reinicializaççoes aleatórias que se recusam a inicializar corretamente ).
O problema foi relatado pela primeira vez em janeiro no XDA e muitos casos começaram a aparecer em junho e julho e continuaram ao longo de agosto. Enquanto nenhuma correção garantida é fornecida pela fábrica, o flash do novo firmware já resolveu para algumas pessoas.
O problema é que para outros isto não resolveu pois o LG V10 não fica ligado o tempo suficiente para que o software seja instalado no dispositivo.
O problema parece vir do nada ( como a maioria dos problemas da LG ) com os usuários relatando que o telefone do nada desliga e sem seguida fica preso na tela “Life’s Good” da LG , vibrando em alguns momentos.
Os relatos vão pipocando em sites como Youtube, Reddit, XDA-Developers e muitos outros fórums de usuários Android com experiências muito semelhantes e geralmente sem nenhuma ajuda da LG ( como se isto fosse novidade ) ou de operadoras ( mas o problema parece afetar modelos de qualquer operadora ).
No vídeo abaixo nos comentários ( tal qual acontece com o meu modelo D80x do LG G2 ) há diversas pessoas reclamando do problema.
Puxar a bateria ou até mesmo hard reset não andam resolvendo, mas alguns dispositivos voltam do nada reiniciar e após isto funcionar corretamente. O problema é que muitos permanecem presos na tela de inicialização inicializando interminavelmente sem nunca chegar ao ponto final.
Algumas vítimas do problema relataram um aumento de calor neste bootloop.
O que é estranho ( e até corajoso ) é que colocar o dispositivo no congelador ( o que prova que pode ser um problema de hardware ) ou esquentá-lo chegou a ser uma solução para alguns usuários.
O problema é que estes métodos são meio radicais e podem causar a perda da garantia do seu smartphone portanto, não são recomendadas para ninguém ( até usuários meio doidos como eu ).
O pessoal do Android Authority, mostrou um post de um usuário CountryDevil do forum deles :
“Parece que o problema com o meu foi ligado ao calor. Uma vez que ele chegou a uma certa temperatura e o bootloop começou. O calor estava vindo de perto dos botões de FPS/Volume. Eu fui capaz de contornar o problema de calor e consegui fazer um backup colocando-o no freezer para manter ele calmo o suficiente para que pudesse executar o processo. Coloquei um cabo USB nele e efetuei um backup enquanto ele estava no congelador.
Com este pouco tempo conseguir fazer um backup completo do telefone e do cartão SD.”
Se calor ou frio extremos são a única maneira de contornar o problema então claramente é um problema de hardaware e não um erro de software.
E ao contrário dos problemas do LG G2 e do LG G3 a LG admitiu a seis meses atrás, durante a saga do Bootloop do G4 que essa questão em particular foi causada por “um contato solto entre os componentes”.
Isso foi em janeiro de 2016.
Como a LG tem um histórico bem ruim neste caso alguns dos componentes do V10 podem ter sofrido o mesmo problema para que o mesmo efeito acontecesse.
Eu abro aqui para a LG caso ela queira se pronunciar sobre o assunto. Duvido que a LG Brasil faça algum comunicado, pois ela vai usar a resposta padrão que os aparelhos tem uma qualidade boa e que eletrônicos podem sofrer problemas, mas, a LG internacional deve agir logo neste caso.
Como ela vem perdendo em muito o seu poder no mercado e isto pode ser mais uma baque nas suas finanças.
Caso você tenha um V10, ou G4 ou qualquer outro dispositivo da LG tome cuidado e fique de olho nos bugs.
No caso específico do V10 qualquer problema parecido com os que falamos aqui, pode ter praticamente certeza, que você não é o primeiro nem o último usuário do LG V10 que passará raiva.
Via Android Authority