Muita gente como eu já deve ter sido fã e usuário da Palm. Sem dúvida, tal qual é meu Galaxy S2, o meu Palm Treo foi um dos melhores telefones que eu já tive em minha vida. E quando a Palm lançou o WebOS eu fiquei super animado. Pena que este sistema teve uma vida tão turbulenta.
O sistema operacional baseado no Linux nunca conseguiu ter sossego para se firmar com uma opção de sistema móvel e despareceu por um bom tempo.
Sim, porque pelo menos para este que vos escreve é uma novidade saber que o WebOS continua em pleno desenvolvimento e existem alguns ports para aparelhos como Google Nexus 4, Nexus 7 ( 2012 ), Samsung Galaxy Nexus e o dispositivo a muito esquecido HP TouchPad.
O projeto agora foi rebatizado para LuneOS. E como seu antecessor o LuneOs permaneceu totalmente Open Source. No momento há muitas coisas que não estão funcionando como deveriam ( inclusive, aplicativos pois você não terá tantas opções nele ) mas há já uma grande equipe de desenvolvedores tentando eliminar estas falhas. A maior parte do sistema foi reescrita do zero para funcionar corretamente junto ao ecossistema do Android. Atualmente apenas a conectivade WiFi está funcionando mas os desenvolvedores querem utilizar os recursos de telefonia, drivers gráficos e aceleração de hardware que hoje temos no Android no futuro.
Os desenvolvedores do projeto deixam disponíveis instruções de como portar o sistema para o seu dispositivo. Assim com um pouco de conhecimento você pode fazer o LuneOS rodar corretamente no seu dispositivo. Como você pode ver na foto o One Plus já é um dos dispositivos que podem vir a ser suportados em um futuro próximo.
Se você se interessou, tal qual como eu, você pode encontrar as instruções de instalação e binários compilados no site do projeto LuneOS.
E como há uma comunidade atuante por trás é bem interessante acompanhar o projeto pois ele pode vir a ser no futuro mais uma opção de sistema operacional a ser utilizado em seu smartphone.
Via XDA-Developers / Engadget