Falhas de segurança

Má notícia, o Google deleta os seus backups após 60 dias de inatividade

Má notícia, o Google deleta os seus backups após 60 dias de inatividade

Com o passar dos anos o Google vem cada vez mais tentando minimizar a necessidade do uso do root nos dispositivos Android. Uma das coisas que levava muitos a fazer root nos seus dispositivos era a necessidade de fazer o backup dos dados do dispositivo, que sempre foi feito por aplicativos como o Titanium Backup e outros.

Quem tem dispositivos mais antigos não conta com um backup poderoso. Em compensação quem tem sistemas operacionais acima do Android 6.0, hoje, já consegue fazer o backup de senhas de Wi-Fi, alguns dados do aplicativo ( esta é uma parte que o Google precisa muito, mas muito mesmo melhorar ) , histórico de chamadas, configurações de dispositivos e muito mais.

Só que o problema é que o Google, caso seu telefone fique ocioso por muito tempo o Google acabará destruindo seus backups.

Um usuário do Reddit, Tanglebrook acabou informando todos desta situação bem chata.

Devido a um problema na bateria de seu Nexus 6P Tanglebrook não conseguiu usar seu Nexus 6P por alguns meses.

Com apenas um iPhone para usar durante este tempo, os seus backups expiraram.

Agora, ele será forçado a começar do zero no seu dispositivo Android … que só tinha um problema com uma bateria …

 

 

E isto não é algo divertido. Mas ao mesmo tempo o Google avisa que estes backups serão excluídos em algum momento em seus termos de uso.

Portanto, caso você não use o seu dispositivo por duas semanas uma contagem regressiva irá começar no Google Drive onde seus backups estão armazenados.

A vantagem é que, agora, como sabemos que isto acontece, podemos ir ao Google Drive e resetar o contador.

Tanglebrook infelizmente não teve a mesma sorte.

O que ocorre neste caso é que é fácil entender o porque o Google deleta estes backups antigos. Espaço. Há um limite sempre mesmo que saibamos que os storages do Google são enormes e devem ter uma deduplicação fora do comum.

Uma coisa que deve ser pensada pelo Google para o futuro é que os usuários venham a ter um poder maior sobre os seus dados guardados na nuvem.

Isto porque sabemos que nem todas as pessoas tem a capacidade de substituir automaticamente um telefone quebrado. Uma tag por exemplo, marcando que o telefone foi enviado para a assistência técnica é interessante, e até, uma tag para roubo.

Isto deixaria os backups guardados até que o usuário conectasse outro na conta e fizesse o download dos mesmos.

 

Via Android Authority via Reddit

comments powered by Disqus