Aplicativos Ferramentas

MAPS.ME chega a 14 milhões de instalações (Infográfico)

MAPS.ME chega a 14 milhões de instalações (Infográfico)

Ferramenta de mapeamento offline da Mail.Ru vê grande crescimento desde a aquisição do grupo, o que demonstra a procura de uma alternativa rápida e off-line para o Google Maps

 

São Paulo, 04 de fevereiro de 2015 – A Mail.Ru anunciou hoje que o MAPS.ME, seu premiado aplicativo de navegação e mapas offline, cruzou a marca de 14 milhões de instalações, incluindo mais de 7 milhões de downloads desde dezembro de 2014 — na sequência da aquisição do app pela Mail.Ru Group.

O MAPS. ME foi listado entre os Melhores Aplicativos da Google Play de 2014 e foi disponibilizado sem custo nas principais plataformas móveis, o que resultou em muitos downloads e mais uso. Só em 2014, a estimativa é que o aplicativo tenha economizado cerca de US$ 50 milhões em tarifas de roaming, com base nas taxas médias de 1 MB. Também em 2014, os usuários do MAPS.ME baixaram mais de 11 milhões de mapas em todo o mundo.

O MAPS.ME para iOS e Android permite aos usuários fazer download de mapas detalhados de qualquer lugar do mundo e usá-los mesmo quando não existir conexão com a Internet. O serviço puxa os dados fornecidos pelo OpenStreetMap, projeto open source dedicado à criação de mapas altamente detalhados no mundo, da comunidade para a comunidade.

Graças a um algoritmo avançado de compressão de dados, o MAPS.ME trabalha de forma rápida e os mapas são leves. Os aplicativos são usados ativamente em todo o mundo, com os três principais locais por número de instalações sendo a Rússia (12%), os EUA (9%) e Alemanha (6%). MAPS.ME é um dos aplicativos mais votados na categoria de viagem em mais de 100 países.

“Não é o suficiente construir uma grande peça de tecnologia. Você tem que continuar a apoiar a comunidade de usuários, e trabalhar com eles para entregar a melhor versão do produto possível. Nós estivemos comprometidos com isso desde o primeiro dia, e vale muito a pena”, disse Yuri Melnichek, Chefe da Unidade de Negócios de Mapas, no Grupo Mail.Ru,”Esses números mostram que há uma forte demanda por uma alternativa ao Google Maps – uma que é rápida, leve, e tem uma poderosa capacidade offline. Vamos continuar a inovar e expandir o nosso serviço em 2015, com o objetivo de se tornar a ferramenta de mapeamento mais popular do OpenStreetMap em todo o mundo.”

“Nós sentimos que a parceria entre Mail.Ru e MAPS.ME oferece enormes benefícios para nossos usuários, e esses números validam essa estratégia”, disse Dmitry Grishin, CEO da Mail.Ru Group. “E acreditamos que o futuro do mapeamento será construído por uma comunidade global contribuindo para o projeto OpenStreetMap.”

O OpenStreetMap é criado e atualizado por editores, assim como os artigos da Wikipédia; usuários de todo o mundo pode editar mapas, acrescentando cidades, estradas e locais. Este modelo permite que o mapa seja mais detalhado e atual do mundo.

Por exemplo, novos edifícios e estradas podem ser adicionados em tempo real, e os editores podem adicionar não apenas as ruas, mas também caminhos. Os mapas são constantemente atualizados pela comunidade global de entusiastas que tem crescido exponencialmente para 1,8 milhões de membros.

Sobre MAPS.ME

MAPS.ME é um aplicativo de mapeamento e navegação premiado com base no projeto OpenStreetMap. Disponível para iOS, Android e Blackberry, inclui mapas detalhados de todos os países do mundo, assim como a busca, geolocalização e recursos de roteamento – todos os quais podem ser facilmente baixados para uso offline. A primeira versão do MAPS.ME foi lançada em 2011. O Grupo Mail.Ru adquiriu o serviço em 2014, fazendo d o aplicativo gratuito e com código aberto.

Por Flávio Croffi

comments powered by Disqus