Android Noticias

A Mediatek está lançando um novo processador voltado para os dispositivos Android Wear

A Mediatek está lançando um novo processador voltado para os dispositivos Android Wear

Muita gente não deve conhecer a Mediatek aqui no mercado brasileiro. Isto ocorre porque esta fabricante e seus processadores em geral não chegam ao mercado brasileiro. Em geral nossos smartphones ou tem os Exynos da Samsung, processadores da Qualcomm, Intel etc.

Mas ela é bem famosa lá fora e sempre é vista dentro de smartphones e tablets de preço mais amigável ( sim, porque boa parte dos dispositivos de primeira linha não podem ter o título de preço amigo ).

Como qualquer fabricante expandir os horizontes é sempre uma meta e parece que a Mediatek agora quer estar também nos famosos dispositivos vestíveis que estão ganhando tanto o mercado e, agora, está para lançar um processador para os smartwatch, ou seja, os relógios inteligentes.

A empresa anunciou o MT2601 , um processador ARM que foi pensado para os dispositivos Android Wear.

E, ao contrário de outras coisas que estamos publicando aqui, que talvez venham a ser lançados este ano, não, o MT2601 já está pronto e deve chegar logo aos dispositivos que teremos em nossos braços.

A maioria dos dispositivos Android Wear possuem um processador Snapdragon 400 quad-core com exceção do Moto 360. Os núcleos Cortex-A7 usam muito eficientemente a energia e são razoavelmente rápidos.

Acaba sendo um exagero núcleos tão fortes em um dispositivo que tem um uso super limitado já que este processador, por exemplo, está em dispositivos como o Moto G e até o Galaxy Tab 4.

Mas é aquela. Muita gente compra dispositivos por causa do poder de processamento, mesmo que precise de menos de 10% do que está na caixa. Um tipo de status tecnológico que muitas vezes eu não consigo entender.

E talvez seja nisto que a Mediatek esteja apostando. Seu chip é dual core, mas é baseado na CPU Cortex-A7 que é bem eficiente em termos de energia. Também possui uma GPU ARM Mali-400 com suporte para resolução de até 960×540 (QHD).

Eu sei que você deve ter torcido o nariz, mas calma, isto aqui é pensado para estar dentro de um relógio, não de um tablet ou smartphone.

Sendo assim esta CPU pode se tornar uma ótima opção para fabricantes que estejam procurando um baixo custo e uma ótima eficiência de energia que podem estar na maioria dos nossos próximos dispositivos Android Wear.

Resta saber, agora, se a Mediatek irá manter sua postura Open Source e publicar os fontes dos seus kernels e binários para que o desenvolvimento para estes dispositivos com o seu processador não seja um problema como sempre foi até agora.

Via Android Police

comments powered by Disqus