Sim, mesmo sendo uma distribuição Linux não lá muito respeitada, houve um pequeno furor quando a Canonical resolveu anunciar que iria lançar smartphones com uma versão móvel do seu Linux.
Eles escolheram a Meizu como empresa parceria e o Meizu MX4 Ubuntu Edition é o cara que vem com o Ubuntu de fábrica.
No mês passado o smartphone foi colocado a venda na Europa, mas, seguinda a moda do momento , somente usuários com um convite poderiam comprá-lo.
A boa notícia é que agora a fase dos convites passou e o smartphone está disponível para que qualquer um possa comprá-lo.
O telefone também está disponível na China, mas, pelo menos até o momento não há nenhuma previsão de chegada do mesmo nos Estados Unidos e também, nenhuma palavra sobre se o mesmo estará disponível para o restante do mundo.
A Meizu é uma fabricante de smartphones chinesa e o MX4 original era um smartphone para o mercado médio com especificações ótimas e um preço que atacava o mercado médio.
O Ubuntu Edition tem o mesmo hardware mas vem com a versão móvel do Ubuntu da Canonical, sob o preço de 299 euros.
O telefone possui uma tela de 5,4 polegadas com resolução de 1920×1080 pixels , 2 GB de RAM, um processador Mediatek octa-core MT6595, 16 GB de armazenamento e uma bateria de 3100 mAh e uma câmera de 20.7 MP.
O Ubuntu Linux que roda no dispositivo é modificado para rodar em dispositivo com telas relativamente pequenas e suporta aplicativos móveis que foram projetados para rodar nele ( há rumores que ele conseguirá rodar aplicativos Android em uma camada de emulação ).
A SDK já foi disponibilizada para a comunidade e brevemente muitos aplicativos devem ser implementados e, na minha opinião, o Ubutu móvel é uma das poucas plataformas que tem possibilidade de competir de igual para igual no mercado com o Android.
Isto porque o Ubuntu móvel ainda consegue ser muito mais livre do que o Android e isto deve ganhar a atenção de grandes comunidades com o XDA-Developers em breve.
Via Liliputing