Sim, o pique do blog deve voltar a ser razoavelmente parecido com o que era antes mas, como ainda estou trabalhando em uma forma de migrá-lo para um serviço mais amigável que o WordPress, não posso ficar também deixando os leitores a ver navios, não é ?
E hoje, vou começar a falar um pouco sobre um processo que eu venho desenvolvendo na minha vida e nos meus dispositivos, que é o “Less is more” ou seja, menos é mais.
Ou seja, quanto menos somos estimulados por cores, apps etc, menos usamos o smartphone. Com isto, acabamos ganhando mais e mais tempo para fazermos as coisas. Um dos ganhos, inclusive, é poder postar hoje isto aqui.
Vamos lá então. Escolhi 5 Launchers ( 2 eu estou usando ) que estão me ajudando muito neste processo.
Slim Launcher – less is more
Eu estava procurando a algum tempo opções para usar no meu tablet ( um multilaser ) que tenho praticamente para usar 3 apps de produtividade. E, o Nova por ter uma série de funcionalidades acabava pesando em um hardware tão mínimo quanto o dele.
E, em uma busca ontem eu acabei caindo no Slim Launcher, que é sem dúvida o mais minimalista de todos que eu testei. E, inclusive, um Launcher bem educativo para dispositivos como este.
Como o próprio tema do Slim fala, tudo que você precisa é menos. E com esta proposta ele lhe fornece .
A tela inicial ( pelo menos na versão que eu estou usando ) fornece a possibilidade de colocar até 7 aplicativos preferidos ( aliás, você só poderá acessar eles ).
Mas o minimalismo não termina aí. São pouquíssimas opções de configuração para evitar que você gaste tempo demais com o que não é necessário.
Ou seja :
Como é um launcher novo pode aparecer alguns bugs. Portanto, tenha calma. Até porque ele consegue dar muita vida a bateria e vale a pena conviver com um ou outro crash.
Acabei escolhendo de cara o Before Launcher para o uso no meu Moto G5 Plus, velho de guerra. Andava notando que ele vinha engasgando muito na hora de renderizar a tela na volta e, em alguns casos, isto acabava gerando um problema no leitor de impressões digitais.
Como ele tem um pouquinho mais de memória ( 2 Giga ) e um processador um pouco melhor que o do meu tablet dei uma chance ao Before Launcher.
E gostei viu. Sim ele me tirou uma mania que sempre tinha. Abrir o celular sem nada para fazer e … do nada, simplesmente começar a usar sem motivo.
O processo de configuração dele é bem fácil. Praticamente é abri-lo pela primeira vez e seguir o processo com um guia bem fácil. Ponto positivo é que ele, ao contrário do Slim, já foi traduzido para português.
Como todo launcher minimalista o foco dele é o texto. Ou seja, não espere interfaces cheias de beleza e animações como a maioria dos launchers que achamos por aí.
O launcher tem 3 telas principais :
Como eu disse a funcionalidade de filtragem de notificações é bem legal. Ele limpa a janela de notificações permitindo que cheguem a lhe incomodar somente aquelas que você liberou.
Pontos que eu achei legal no launcher foram :
Vamos ver agora se ele realmente vai me dar uma vida melhor de bateria.
Este nem precisa dizer que é a minha cara. Eu adoro o terminal e ter um launcher leve ( e ainda funcional ) é uma mão na roda né ? Mas porque eu não optei por ele em nenhum dispositivo ?
Ele tomaria tempo e, o que eu quero é diminuir o uso do celular ao longo do tempo.
Mas mesmo assim ele merece esta menção honrosa.