Personalização

Melhores launchers minimalistas para o Android

Sim, o pique do blog deve voltar a ser razoavelmente parecido com o que era antes mas, como ainda estou trabalhando em uma forma de migrá-lo para um serviço mais amigável que o WordPress, não posso ficar também deixando os leitores a ver navios, não é ?

E hoje, vou começar a falar um pouco sobre um processo que eu venho desenvolvendo na minha vida e nos meus dispositivos, que é o “Less is more” ou seja, menos é mais.

Ou seja, quanto menos somos estimulados por cores, apps etc, menos usamos o smartphone. Com isto, acabamos ganhando mais e mais tempo para fazermos as coisas. Um dos ganhos, inclusive, é poder postar hoje isto aqui.

Vamos lá então. Escolhi 5 Launchers ( 2 eu estou usando ) que estão me ajudando muito neste processo.

Slim Launcher – less is more

Eu estava procurando a algum tempo opções para usar no meu tablet ( um multilaser ) que tenho praticamente para usar 3 apps de produtividade. E, o Nova por ter uma série de funcionalidades acabava pesando em um hardware tão mínimo quanto o dele.

E, em uma busca ontem eu acabei caindo no Slim Launcher, que é sem dúvida o mais minimalista de todos que eu testei. E, inclusive, um Launcher bem educativo para dispositivos como este.

Como o próprio tema do Slim fala, tudo que você precisa é menos. E com esta proposta ele lhe fornece .

A tela inicial ( pelo menos na versão que eu estou usando ) fornece a possibilidade de colocar até 7 aplicativos preferidos ( aliás, você só poderá acessar eles ).

Mas o minimalismo não termina aí. São pouquíssimas opções de configuração para evitar que você gaste tempo demais com o que não é necessário.

Ou seja :

  • About Slim – você vai ser direcionado para uma página que fala mais sobre o app;
  • Device Settings – você será direcionado automaticamente para o aplicativo de configurações do Android ;
  • Change theme – você pode escolher as opções de cores do aplicativo;
  • Choose time format – escolha entre o formato 12 horas e 24 horas
  • Toggle Status bar – esconde a barra de tarefas do Android;
  • Customize apps – escolha os 7 aplicativos que serão mostrados na tela inicial.

Como é um launcher novo pode aparecer alguns bugs. Portanto, tenha calma. Até porque ele consegue dar muita vida a bateria e vale a pena conviver com um ou outro crash.

Before Launcher

Acabei escolhendo de cara o Before Launcher para o uso no meu Moto G5 Plus, velho de guerra. Andava notando que ele vinha engasgando muito na hora de renderizar a tela na volta e, em alguns casos, isto acabava gerando um problema no leitor de impressões digitais.

Como ele tem um pouquinho mais de memória ( 2 Giga ) e um processador um pouco melhor que o do meu tablet dei uma chance ao Before Launcher.

E gostei viu. Sim ele me tirou uma mania que sempre tinha. Abrir o celular sem nada para fazer e … do nada, simplesmente começar a usar sem motivo.

O processo de configuração dele é bem fácil. Praticamente é abri-lo pela primeira vez e seguir o processo com um guia bem fácil. Ponto positivo é que ele, ao contrário do Slim, já foi traduzido para português.

Como todo launcher minimalista o foco dele é o texto. Ou seja, não espere interfaces cheias de beleza e animações como a maioria dos launchers que achamos por aí.

O launcher tem 3 telas principais :

  • A tela do meio ( principal, a famosa HOME ) tem os apps que você vai configurar como preferidos .
  • A primeira tela é um filtro de notificações. Funciona super bem diga-se de passagem, mas, em compensação gera um uso maior de bateria. Portanto, use só se realmente precisar disto.
  • A terceira tela é onde estarão todos os seus aplicativos. A famosa “gaveta dos aplicativos” que temos em todos os launchers.

Como eu disse a funcionalidade de filtragem de notificações é bem legal. Ele limpa a janela de notificações permitindo que cheguem a lhe incomodar somente aquelas que você liberou.

Pontos que eu achei legal no launcher foram :

  • Ao contrário de outros minimalistas, nele, pelo menos é possível usar um fundo de tela. E, portanto, ele pelo menos fica visualmente mais bonito.
  • Um suporte mínimo a pacotes de ícones. Consegui usar inclusive um pacote de ícones que estava usando no Nova Launcher. E ficou bem legal. Mas, como eles mesmo dizem ainda é um suporte novo e pode dar problemas com alguns pacotes.

Vamos ver agora se ele realmente vai me dar uma vida melhor de bateria.

Linux Cli

Este nem precisa dizer que é a minha cara. Eu adoro o terminal e ter um launcher leve ( e ainda funcional ) é uma mão na roda né ? Mas porque eu não optei por ele em nenhum dispositivo ?

Ele tomaria tempo e, o que eu quero é diminuir o uso do celular ao longo do tempo.

Mas mesmo assim ele merece esta menção honrosa.

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */