Notícias

Microsoft anuncia a sua primeira distribuição Linux oficial

Uai cara, está começando a falar de outros assuntos aqui ? Sim, porque como Android é bem ligado a Linux estou começando, como eu disse a falar sobre outros assuntos aqui.

E até porque Linux e Android são bem ligados né ? Portanto, parece que a Microsoft que anda flertando legal com o sistema operacional Linux resolveu criar sua própria distribuição.

A distribuição que foi desenvolvida tendo como base a distribuição Debian será otimizada para funcionar dentro do Windows 10 Subsystem ( o famoso WSL ).

Neste anúncio a Microsoft trouxe duas novas distribuições. Uma é a WLinux que é uma distribuição paga, que custa US$19,99 na Microsoft Store e uma, o Ubuntu 10.04.

WSL

A atualização mais nova do Windows trará mais suporte ao WSL, que é ótimo para quem o usa.

Nesta nova implementação a WSL permite que o Windows 10 execute várias distribuições Linux dentro do sistema operacional de forma nativa. E isto inclui aplicativos, oferecendo acesso ao Ubuntu, OpenSUSE, Debian, Kali Linux e outros.

Não cheguei a testar nada aqui relacionado a isto ( já que meu desktop é Linux ) mas eu acredito que seja uma opção para quem esteja começando a mexer com o Linux.

WLinux

Este é o cara que causou furor nas redes.

É uma distribuição construída a partir do Debian especificamente para ser usado na WSL, como diz a própria Microsoft.

O que é legal nela, de acordo com a própria MS, é que ela é otimizada para este sistema. Enquanto as outras distribuições estão somente disponíveis para uso no sistema, esta foi construída pensando no uso dentro do WSL.

O WLinux de acordo com eles é um ambiente de terminal Linux bem rápido para desenvolvedor que pode ser baixado pelo menos agora nos primeiros dias por US$9,99 ( primeiros 7 dias, mais especificamente ).

Ubuntu 18.04

O Ubuntu 18.04 pode ser executado em máquinas Windows 10 ARM. Ao tentar baixar o mesmo na loja da empresa eles irão conferir se o seu dispositivo é ARM e baixar a versão correta.

Windows 10 build 1809

Mesmo que o WSL não seja novo neste lançamento do update do Windows 10 de Outro de 2018 os usuários poderão iniciar o Linux usando o Windows File Explorer.

A Microsoft adicionou uma nova entrada de menu de contexto “Abra do shell do Linux aqui” e os usuários podem fazer isto no explorador de arquivos selecionando uma pasta e clicando em Shift+ e o clique direito para ver o novo menu de contexto.

Ao clicar nesta opção ( “Abrir shell do Linux aqui” ) e iniciará a distribuição padrão do WSL diretamente neste caminho.

A Microsoft também compartilhou uma longa de lista de bugs e melhorias no WSL que serão disponibilizadas nesta atualização do Windows 10 build 1809.

Não temos ainda uma data para lançamento desta atualização de 10 de outubro de 2018 que será disponibilizada aos usuários.

Embora se calcule alguns milhões de usuários tenham conseguido ter a versão mais recente do Windows em seus computadores, o relançamento oficial ainda está para começar, já que o lançamento parou um tempo para resolver alguns bugs. }

Via wccftech

Recomendados Para Você:

Sobre o autor

ataliba

Pai, marido, e analista de Sistemas que nos últimos anos se especializou em Linux e Unix e adora redes. Por este motivo celulares se tornaram seus grandes companheiros e no Android achou a mesma facilidade de personalização que tinha nos Linuxes.
A partir daí desenvolveu grande paixão pelo sistema operacional e é sobre isto que falará aqui.

Siga-nos nas Redes Sociais

Busca




Que tal nos acompanhar via Sparkle ?

Acompanhe nosso blog via Sparkle
Que tal nos acompanhar via Sparkle ? Asssine nossa trilha e receba nosso conteúdo automaticamente no seu smartphone.

/* ]]> */