Se há um grande problema para os desenvolvedores hoje em dia é tornar seu aplicativo disponível para todas as plataformas. Desenvolver uma aplicativo pensando no mundo móvel ( tablets e celulares ), computadores pessoais ( notebooks e computadores de mesa ) é um grande problema.
Se já há o grande problema das telas diferentes neste dois mundos, o desevolvedor ainda tem que se preocupar com a entendiante tarefa de usar duas ou mais ferramentas de desenvolvimento, uma para cada dos dispositivos diferentes, pois em cada um deles roda um sistema operacional diferente.
Pensando nisto, a Microsoft seguindo os passos de outros concorrentes como a Apple, o Google ( com o Material Design ) e a própria Canonical ( do Ubuntu, que usará uma SDK para todos os seus sistemas operacionais ) confirmo que sua próxima versão de Windows será única para todas as suas plataformas.
Microsoft transforma todos os seus sistemas operacionais em um só
Esta informação foi confirmada por Satya Nadella que deixou claro que um mesmo sistema operacional irá cobrir todos os tamanhos de tela.
Isto bate de frente com a era Ballmer onde a Microsoft possuía diversas equipes diferentes produzindo versões diferentes do sistema operacional para cada dispositivo, o que gerava uma série de equipes que praticamente não se conversavam. E isto deu origem ao Windows Phone OS, o Windows RT e o Windows 8 para computadores pessoais, que agora, nesta nova roupagem será somente um.
A grande vantagem desta nova roupagem será para os desenvolvedores que poderão agora desenvolver um único aplicativo que rodaria em todas as plataformas em cima de um mesmo Windows. Logicamente como o Windows roda binários possivelmente o aplicativo terá que ser compilado para cada plataforma específica, mas isto, não será grande problema.
O que é ótimo para todos os desenvolvedores é saber que todos estão convergindo para facilitar , no fim, a vida daqueles que realmente fazem todas estas plataformas serem sucesso.
Porque sem aplicativos, principalmente no mundo móvel, não há grande utilidade em um tablet ou celular.