É, 2015 pode ser considerado um ano que vai ser bem estranho. Primeiro, porque a Microsoft começou uma relação estranha de boa “vizinhança” com o Open Source que ela criticou durante anos. E agora, de acordo com um relatório que o Wall Street Journal publicou, a Microsoft irá investir na Cyanogen Inc. que é a empresa por trás da maior versão modificada do Android.
O relatório dá a entender que a Microsoft irá participar de uma rodada como um investidor minoritário em um financiamento de 70 milhões de dólares que será injetado na Cyanogen, aumentando em muito o valor da mesma.
A Cyanogen é a mais famosa das bases para a maioria das ROMs que temos no mercado e este ano está com idéias bem diferentes. Ela já teve experiências com o fornecimento de versões da sua ROM construídas diretamente para alguns OEMs ( OnePlus One ) dando uma opção a mais em relação ao Android Stock que vem na maioria das distribuições.
Um dos pontos interessantes que ela agora toma como caminho é que eles querem tirar a alcunha do Google no Android. Ou seja, suas ROMs iriam vir com uma loja própria tal qual a Amazon faz com seus Kindle ao invés da Google Play Store.
A maioria dos fabricantes tem uma certa birra com o Google porque eles fazem muitas exigências. Caso o fabricante queria inserir a Google Play Store ele é forçado a usar os trocentos zilhões de serviços do Google e ainda, assinar uma famosa cláusula de “anti-fragmentação” que proíbe os fabricantes de venderem os seus dispositivos sem os serviços do Google Play.
O que a Cyanogen ganharia neste cenário é a liberdade já que sua distribuição Android não teria nenhuma limitação e seria, para os fabricantes uma opção sem a tirania do Google. No fim, a Cyanogen quer modificar-se a ponto de ser uma nova AOSP, ao que parece.
O investimento da Microsoft na Cyanogen parece plausível já que ela está com alguns laços bem estranhos com o Android nos últimos tempos. Ela hoje faz uma boa grana com o licenciamento de patentes para o Android ( talvez até mais que com o Windows Phone ) e, como comprou a Nokia , teve um contato com o Android já que a empresa teve projetos iniciados com este sistema operacional.
Este investimento na Cyanogen vai ser bom para ela e talvez nem tanto para a Cyanogen, já que o nome Microsoft não é bem visto pelo público ligado ao Open Source e ela pode causar uma certa debandada de bons desenvolvedores para outros projetos.
Mesmo que haja uma debandada os números da Cynogen são enormes. Hoje por volta de 50 milhões de pessoas estão usando a versão deles do Android que praticamente é por volta de cinco por cento dos usuários de Android no mundo.
Mas é aí que entrará o grande desafio da empresa. Convencer esta enorme base de usuário que em sua maioria, são extremamente radicais a deixar o uso da Google Play Store e passar a usar a Cyanogen App Store.
E, finalmente, ainda, deixar claro para a comunidade qual o papel que a Microsoft terá e como ela se portará após este investimento, já, que, sabidamente o Open Source não é uma veia da empresa e portanto, pode ser nociva para a comunidade.
Via Ars Technica / Wall Street Journal