Foi uma agradável surpresa quando a Samsung anunciou que os seus novos telefones topo de linha estariam rodando o Android 6.0 e que ele estavam trazendo de volta o armazenamento expansível via microSD que acabou sendo a cereja do bolo.
Mas nem tudo são flores, pois logo depois a empresa avisou que o Galaxy S7 e o S7 Edge não irão suportar o armazenamento adaptável , que é a capacidade do Android Marshmallow de usar o cartão microSD como um dispositivo semi-permanente não foi recebida com muito entusiasmo.
Mas nem tudo está perdido pois modder e desenvolvedor Paul “MoDaCo” O’Brien colocou a mão na massa e resolveu este problema para quem é fã do armazenamento expansível.
O’Brien publicou um pequeno tutorial de como transformar o armazenamento do cartão SD para o adaptado nos aparelhos Galaxy S7 e S7 Edge.
Não é muito difícil se você está acostumado com ajustes na ROM ( embora você precise de um PC e uma versão funcional do ADB ) .
O melhor de tudo é que este método não requer root e assim você pode aplicá-lo a uma versão stock da ROM da Samsung sem perder as atualizações disponibilizada pelo fabricante over the air.
O método do O’Brien é que é tudo feito a nível de sistema e é visível assim que ele está disponível e a Samsung está somente escondendo na interface do usuário.
Muita gente acaba desistindo do Galaxy S7 por causa deste pequeno problema da Samsung , mas, agora, tendo uma opção como esta muitos dos usuários que estavam desistindo dele podem agora resolver comprá-lo.
Como o armazenamento expansível a cada dia fica mais barato com isto podemos colocar muito mais coisas dentro dos S7 sem grandes problemas.
Quem estiver afim de ver como isto é feito é só dar um pulo no tópico do MoDaCo e tentar fazer.
Para ajudar quem não tem lá muito domínio do inglês fizemos o favor de traduzir aqui para quem quiser tentar fazer no seu smartphone.
E, finalmente, não tenho um Galaxy S7 para garantir o funcionamento. Qualquer dúvida deve ser tirada com o desenvolvedor lá no tópico dele. Dependendo talvez, algum dos leitores ou até, algum dos editores possa vir a ter como lhe ajudar.
E agora é só aproveitar seu smartphone com o espaço extendido.
E finalmente, caso tenha problemas procure o desenvolvedor ou, como disse, alguém da equipe aqui nos comentários ou no fórum .