Android Samsung

MoDaCo consegue ativar o armazenamento adaptável no Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge e o root não é necessário

MoDaCo  consegue ativar o armazenamento adaptável no Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge e o root não é necessário

Foi uma agradável surpresa quando a Samsung anunciou que os seus novos telefones topo de linha estariam rodando o Android 6.0 e que ele estavam trazendo de volta o armazenamento expansível via microSD que acabou sendo a cereja do bolo.

Mas nem tudo são flores, pois logo depois a empresa avisou que o Galaxy S7 e o S7 Edge não irão suportar o armazenamento adaptável , que é a capacidade do Android Marshmallow de usar o cartão microSD como um dispositivo semi-permanente não foi recebida com muito entusiasmo.

Mas nem tudo está perdido pois  modder e desenvolvedor Paul “MoDaCo” O’Brien colocou a mão na massa e resolveu este problema para quem é fã do armazenamento expansível.

O’Brien publicou um pequeno tutorial de como transformar o armazenamento do cartão SD para o adaptado nos aparelhos Galaxy S7 e S7 Edge.

Não é muito difícil se você está acostumado com ajustes na ROM ( embora você precise de um PC e uma versão funcional do ADB ) .

O melhor de tudo é que este método não requer root e assim você pode aplicá-lo a uma versão stock da ROM da Samsung sem perder as atualizações disponibilizada pelo fabricante over the air.

O método do O’Brien é que é tudo feito a nível de sistema e é visível assim que ele está disponível e a Samsung está somente escondendo na interface do usuário.

Muita gente acaba desistindo do Galaxy S7 por causa deste pequeno problema da Samsung , mas, agora, tendo uma opção como esta muitos dos usuários que estavam desistindo dele podem agora resolver comprá-lo.

Como o armazenamento expansível a cada dia fica mais barato com isto podemos colocar muito mais coisas dentro dos S7 sem grandes problemas.

Quem estiver afim de ver como isto é feito é só dar um pulo no tópico do MoDaCo e tentar fazer.

Como ativar o armazenamento adaptável no Galaxy S7

Para ajudar quem não tem lá muito domínio do inglês fizemos o favor de traduzir aqui para quem quiser tentar fazer no seu smartphone.

E, finalmente, não tenho um Galaxy S7 para garantir o funcionamento. Qualquer dúvida deve ser tirada com o desenvolvedor lá no tópico dele. Dependendo talvez, algum dos leitores ou até, algum dos editores possa vir a ter como lhe ajudar.

  1. PRIMEIRO, FAÇA O BACKUP DE TODOS OS DADOS DO SEU microSD. Como seu cartão será formatado por este processo, certifique-se de ter salvo todas as imagens, vídeos etc para o seu PC antes de iniciar.
  2. Decida quanto do seu cartão você vai usar para este processo. Ou seja, você pode usar 100% dele para o armazenamento interno, ou dividir entre o armazenamento interno e o SD convencional. Esta opção é bem útil se você gosta de tirar o cartão e ligar no seu PC. O desenvolvedor recomenda que você use o cartão inteiro, mas eu acho a segunda opção uma boa.
  3. Abra a janela de comando/terminal do seu computador e digite “adb shell” ( com o telefone ligado e drivers do fabricante instalados no seu PC). Lembre-se de ativar a depuração USB no ambiente de desenvolvedor do seu smartphone ( que aparece pela primeira vez tocando no número de compilação/build 5 vezes ).
  4. Digite ‘sm list-disks’ para listar os discos disponíveis para ser usados neste processo. Vai ser algo parecido com a imagem abaixo e portanto, tome nota do ID do disco ( no caso 179:160 por exemplo ).
  5. Faça o particionamento do disco. Para isto use o comando ‘sm partition DISK TYPE RATIO’. Por exemplo, para particionar o disco acima como totalmente adaptável o comando a ser utilizado seria ‘sm partition disk:179:160 private’. Se eu quiser uma divisão de 50/50 entre adaptado e regular o comando a ser usado é ‘sm partition disk:179:160 mixed 50′. Bem fácil , não ?
  6. Este processo vai demorar um pouco mas quando ele é feito em Configurações -> Configurações Adicionais -> Armazenamento o seu dispositivo deve apresentar o novo armazenamento interno. É bom notar que por algum motivo o espao total pode não ser relatado corretamente como você pode ver nesta imagem mas tudo está funcionando corretamente. Quando você instalar apçlicativos eles geralmente irão instalar automaticamente no armazenamento com mais espaço disponível embora você possa mover manualmente aos coisa para onde você quiser e, principalmente, por motivos de desempenho ( o armazenamento interno real provavelmente será sempre um pouco mais rápido ).
  7. Se quiser realmente ver o que você está fazendo com seu espaço adicional use algum aplicativo de terceiros como o FreeSpace ou o FreeSpace Plus.

E agora é só aproveitar seu smartphone com o espaço extendido.

E finalmente, caso tenha problemas procure o desenvolvedor ou, como disse, alguém da equipe aqui nos comentários ou no fórum .

comments powered by Disqus