Como já era esperado ( sim eu fiquei devendo para todos vocês algumas novidades nesta última semana, porque o cansaço está me levando a dormir um pouco mais do que deveria ) algumas coisinhas estão sendo mostradas hoje no Google I/O que foram meio que descobertas durante a última semana nos commits dos gits do Android.
Uma delas é que sim, teremos o ART como default já no próximo Android ( seja ele o 5 ou outro major number que o Google preferir ).
Mesmo o ART sendo um antigo conhecido nosso já que apareceu no lançamento do Android 4.4 e todos já tínhamos conhecimento que a Dalvik seria abandonada. Tudo bem que não há ainda realmente muitas ROMs utilizando o ART como padrão mas parece que agora, todos iremos conhecê-lo em operação, estável ou não, já nas próximas versões do Android.
Os commits 98553 and 98618 já dizem oficialmente adeus ao Dalvik estando isto claramente listado com um adeus a esta máquina virtual.
Olhe abaixo :
Dalvik is dead, long live Dalvik! DO NOT MERGE
** croot**
** cd libcore**
** repo start dalvik-is-dead-long-live-dalvik .**
** repo sync -c .**
** git rm -r libdvm**
** git add JavaLibrary.mk (after removing libdvm references, adding explict core-libart references)**
** git add Docs.mk (after replacing references to libdvm with libart)**
** git add benchmarks/Android.mk (after adding explict core-libart references)**
** git add Android.mk (after removing dalvik-host target)**
** git commit -a -m ‘Dalvik is dead, long live Dalvik! DO NOT MERGE’**
Assim quem utiliza o Xposed framework já está de orelhas em pé esperando uma versão estável e oficial do programa para o ART. Mas que a Dalvik já está oficialmente abandonada pelo Google, está.
Além disto outra série de commits também demonstrou que as convenções de API do Android estão sendo modificadas.
Estas novos commits na AOSP pelo Andrew Hsieh do próprio Google indicam uma mudança nas nomeclaturas das APIs.
Até agora o Android não tinha um padrão de nomeclatura ali, bem no nível das APIs onde todas são na realidade nomeadas a partir de números. Ou seja, se você usa o Android 1.0, você está com a API 1 e se está hoje no KitKat, utiliza a API 19.
<br /> Change 99021 - Merged<br /> 64-bit in android-L<br /> Tentatively rename 64-bit API level to non-numeric: ‘L’<br /> Change-Id: I676099e467d5426da6cd1d96d63fc201f78ce533
<br /> Change 99016 - Merged<br /> 64-bit in android-L<br /> See httpss://android-review.googlesource.com/#/c/99021/<br /> Change-Id: I10daf2da97aa9d3c99661b5d79080b96a0ae9f22<br />
Ao que parece agora com estes commits os novos níveis de API de 64 bits serão renomeados para caracteres não numéricos com a inclusão do caracter “L” já que tivemos o lançamento do Android-L ( nova API, como está sendo discutido hoje no Google I/O ). Pode ser que esta convenção seja provisória, mas será interessante se mantida já que ajudará em muito os desenvolvedores.
Ou seja, grandes mudanças vieram agora para o Android, resta saber se serão boas ou ruins. Em relação ao root, ele cada vez mais é difícil conforme discussões já feitas no XDA ( trarei esta discussão para cá em breve ) e pelo menos, caminhamos para um ecossistema Google tão rico quanto a Apple.
**Fonte: XDA-Developers **