Google Google nexus Google pixel

Muitos apps causam um crash nas configurações do Oreo

Muitos apps causam um crash nas configurações do Oreo

Ter muitos aplicativos abertos de uma só vez pode travar o aplicativo de Configurações do seu dispositivo rodando o Android 8.0 Oreo já que alguns usuários recentemente experimentaram o problema depois de migrar para a nova versão do sistema operacional do Google.

O erro em si não parece escolher um aparelho em específico pois proprietários do Pixel, Pixel XL e nexus relataram que as Configurações falhavam sob certas condições.

O aplicativo de sistema só fica instável quando os usuários tentam acessar suas métricas de uso de dados móveis ou Wi-Fi .

A seção até renderiza mas logo após isto um crash acontece com a mensagem genérica de “Settings has stopped” ou em bom português “As configurações pararam”.

O problema foi relatado pelos engenheiros da Xiaomi em Março .

E reproduzir o erro é fácil pois é só abrir uma série de aplicativos e depois ir direto nas estatísticas de uso de dados móveis ou Wi-Fi , ou seja, aquela parte que todos nós curtimos olhar de vez em quando para saber qual app está utilizando mais tráfego de rede.

O número exato de aplicativos que precisam estar abertos para que o aplicativo de Configurações deixe de funcionar ainda não foi divulgado mas a questão, teoricamente, já havia sido resolvida em abril.

O problema é que o código ainda não foi disponiblizado no Projeto Open Source do Android ( AOSP ).

O autor da correção da Xiaomi observa que o código falhou em alguns testes básicos de depuração e que o avaliador do Google acabou aprovando mesmo assim.

O estado atual das coisas indica que o patch que resolve o problema pode ser distribuído no futuro próximo e os usuários que estão sendo afetados pelo problema são aconselhados a fechar manualmente algumas de suas aplicações que ficam sempre online quando quiserem acessar seus gráficos de uso de dados na Internet.

Pelo menos um usuário afirma que o problema ocorreu também em um Nexus 5X usando uma compilação não especificada do Nougat e a transição para o Oreo resolveu mas … não se sabe se ele estava resolvendo o problema quando tentou usar o recurso.

Outro usuário aparentemente conseguiu evitar o problema nos gráficos de uso de dados moveis alterando a data de início do seu clico. Mas este método não tem como ser aplicado a seção de Wi-Fi do aplicativo já que o início do período de rastreamento não pode ser feito por tipo de conexão. Ou seja, ambas usam o mesmo período.

Via Android Headlines

comments powered by Disqus