Ontem o Google publicou as imagens do Android Lollipop que foram criadas para o seu novo tablet, o Nexus 9.
Apesar do Chainfire a alguns dias atrás ter dito que haveriam problemas para fazer o root nos dispositivos com o Lollipop ( inclusive devo este post aqui e prometo fazê-lo em breve para explicar algumas das novas funcionalidades do Android nesta área ) poucas horas após o Lollipop ter chegado às mãos de todos ele conseguiu fazer o root no dispositivo e ainda por cima criar uma compilação nova do SuperSU em 64 bits.
Mas como já havia sido dito o root nos novos dispositivos não é tão simples quanto sempre foi. O famoso CF-Auto-Root não foi atualizado para sobreviver aos live patchs que são uma exigência no Lollipop ( irei explicar sobre isto em breve ) e o trabalho com dispositivos 64 bits.
O novo processo de root é mais traumático. Ele deve ser feito todo em fastboot, o que nos remonta aos bons tempos do G1, primeiro celular que eu tive.
O processo é todo feito via terminal:
Como pode ser visto o processo requer um pouco mais de passos que o CF-Auto-Root mas nem por isto é um processo tão complicado ( a não ser que você seja um novato no mundo Android, mas até os outros modos eram complexos ).
É ótimo saber que já há um processo deste tipo para o Nexus 9 pois agora pelo menos nos sentimos seguros em saber que não vamos perder as capacidades de root nos novos dispositivos Android com o Lollipop.
Para quem quiser acompanhar todo o processo de root e também trocar idéias com outros usuários do Nexus 9 ( talvez este root também sirva para o Nexus 6 ) é só dar um pulo no tópico do XDA-Developers.
Via XDA-Developers / Video feito pelo DroidModderX