A Nokia apesar de não estar mais no mercado de smartphones sempre será uma marca lembrada como grande no mercado de telefonia. Alguns celulares antigos da empresa fizeram história e as pessoas tendem a mencionar o Nokia 3310 como um grande telefone mesmo que ele tenha chegado a 13 anos atrás no mercado.
A Nokia acabou não conseguindo se adaptar com maestria no mundo dos smartphones e eles acabaram por cometer muitos erros neste caminho ( incluindo um acordo de exclusividade com a Microsoft ) que resultou em graves perdas financeiras forçando a empresa a vender seus dispositivos e empresas de serviços para a Microsoft.
Isto acabou destruindo a empresa mas a Nokia conseguiu mesmo com todos estes percalços ainda sobreviver. Ela lançou o tablet Nokia N1 com Android em 2014 e te trabalhado muito para tentar voltar a crescer.
Esta empresa que está na Finlândia adquiriu a Alcatel-Lucent e já vendeu o Nokia HERE Maps a algum tempo atrás também.
A algum tempo estamos vendo rumores de que a empresa iria voltar ao mercado de smartphones e ela realmente deu algumas dicas no ano passado, como por exemplo, não ter ainda um parceiro para fabricar os smartphones.
Em primeiro lugar é bom lembrar que mesmo que ela tenha revelado agora alguma coisa, ela não poderia de qualquer jeito fabricar smartphones pois havia um acordo com a Microsoft em relação a isto.
E agora, o CEO da empresa, Rajeev Suri disse que a Nokia não tem a intenção de fazer , dentro da empresa, um departamento igual ao que eles venderam para a Microsoft.
“Não queremos colocar logos em dispositivos de alguém. Ele precisa ser como um Nokia e a Nokia era conhecida por isto”.
Ele também disse que eles não estão com pressa em fabricar smartphones e junto com isto, disse que poderiam vir a fabricar um ainda este ano ou até mais tarde.
Ou seja, como podemos ver a Nokia realmente tem planos para lançar um novo smartphone mas isso não vai acontecer tão cedo.
Parece que eles nem sequer ainda começaram a trabalhar no dispositivo ainda e , caso realmente lancem este ano, só veremos novidades mesmo sobre ele a partir do segundo semestre.
É bastante provável que seja um smartphone com o sistema operacional Android.
Algo que será muito legal mesmo tendo em vista que o hardware da Nokia sempre foi bom e otimizado e a chegada deles no mundo Android na era Marshmallow será bom para todo o mercado.
Se tiveremos mais novidades sobre esta volta da Nokia para o mercado de smartphone, avisaremos vocês.
Via Re/Code via PhoneArena