Anos atrás a Nokia foi uma das empresas mais populares do mercado e, com toda certeza, boa parte dos leitores mais velhos do blog teve um dispositivo da empresa.
Mas infelizmente por causa de uma série de decisões equivocadas durante anos e anos a empresa já esteve em posse da Microsoft que depois de anos acabou desistindo de levar a empresa a frente.
Mas recentemente uma série de rumores começaram a sugir dizendo que a empresa iria entrar novamente no mercado de smartphones com o sistema operacional Android.
E após esta série de rumores a Nokia confirmou oficialmente que eles irão realmente retornar ao mercado de smartphones no ano de 2017.
Mas este retorno não será da empresa em si e sim, da marca Nokia já que os dispositivos serão fabricados por uma outra empresa chamada HMD. Esta empresa irá fabricar os dispositivos usando patentes da Nokia e usar a marca Nokia através de um acordo de licenciamento.
Embora isto possa parecer estranho de início para uma empresa que é de propriedade da Microsoft isto pode ajudar a Microsoft a longo prazo. Como o Android é de longe o sistema operacional móvel mais utilizado no mundo ele poderia , se tiver embarcado os serviços da Microsoft influenciar os usuários a adotar as soluções da empresa.
Como o Android permite que desenvolvedores personalizem os sistemas operacionais como bem entenderem os dispositivos da Nokia baseados no Android devem vir com integrações com produtos da Microsot como o OneDrive, Cortana e Skype.
Isto poderia aumentar a confiança dos usuários nos produtos da Microsoft já que eles estariam mais inseridos neste ecossistema e, portanto, conquistariam mais usuários.
Embora não haja muitos detalhes do que será realmente lançado pela empresa no próximo ano, não espere aqui especificações.
Há rumores de um dispositivo Nokia P1 com Android e segundo estes rumores ele será bem compatível com os atuais topos de linha em termos de especiifcações, mas não são informações oficiais.
Portanto, tudo que podemos fazer no momento é realmente aguardar as informações sobre os novos dispositivos nos próximos meses ou em fevereiro do próximo ano, já que muitos esperam que eles apresentem estes dispositivos em Barcelona na MWC.
Eu espero sempre dispositivos da Nokia com grande carinho, tanto pelo seu papel histórico na indústria dos smartphones, como também, pela qualidade dos seus produtos.
E, esta segunda chance no mundo dos smartphones pode ser a hora dela chegar com produtos bons e que possam realmente fazer a diferença.
Via GSM Arena via Nokia