Noticias

Nokia vende seu HERE Maps para 3 montadoras alemãs

Nokia vende seu HERE Maps para 3 montadoras alemãs

É, parece realmente que a Nokia irá bater um recorde de preço de aplicativos no mundo Android com o seu HERE Maps que foi vendido para as montadoras alemãs BMW ( BMW.DE ), Audi ( VOWG_p.DE ) e Mercedes ( DAIGn.DE ) que pagaram cerca de 2,5 bilhões de euros ( 2,8 bilhões de dólares ) para comprar a estrutura de negócios de mapas da Nokia batendo as rivais em tecnlogia em serviços de localização e, visto como chave de uma possível criação de carros que se dirigem sozinhos.

As 3 montadoras premium da Alemanha juntaram forças e vão ter participações iguais no negócio e no fim, foi uma ação para que o produto da Nokia não caisse diretamente na mão de empresas no Vale do Silício.

O negócio no total vai custar por volta de 2,8 bilhões de euros incluindo dívidas de quase 300 milhões de euros que a Nokia , na segunda-feira, disse que irá compensar as operadoras.

A transação deverá terminar por volta do primeiro trimestre de 2016.

A acordo permite que as fabricantes de automóveis possam oferecer novos recursos avançados como condução autônoma nos seus carros de luxo. Isto vai colocar estes fabricantes de carros de luxo bem colocados no mercado em relação a fabricantes de automóveis, fornecedores de peças e rivais de software como Uber [UBER.UL], Google (GOOGL.O) ou Apple (AAPL.O).

Com esta aquisição conjunta do HERE queremos garantir da independência deste serviço central para todos os veículos dos fabricantes , fornecedores e clientes em outras indústrias, disse o presidente-executivo da Daimler Dieter Zetsche, empresa que inventou o automóvel em 1886.

O que não fica claro no que eles estão dizendo é quem seriam os CLIENTES do HERE, principalmente se estes clientes incluiriam também montadoras rivais que tem já tecnologia de mapas e que estão em nos setores automotivo, de internet e de logística que tem isto como chave de suas estratégias.

Como o produto da Nokia é bem interessante e poderoso as 3 montadoras agora se colocam em um patamar bem pesado neste competição e colocando rivais realmente preocupadas.

“Há um risco que os outros fabricantes rivais vão ser empurrados ainda mais para os braços do Google”, disse Richard Windsor analista financeiro independente que acompanha as principais players tecnologia.

Isto porque o HERE é o principal concorrente do Google Maps do Google.

É uma mexida bem pesada neste mercado e o Google pode aproveitar a deixa ou outros desenvolvedores de software podem aproveitar a deixa também para fazer um pouco mais de barulho com seus produtos.

Não temos idéia de como o mercado irá se portar com esta mudança, mas uma coisa é certa. O Google pode ganhar uma grande força no mercado, estas montadoras podem se tornar líderes neste segmento, ou, finalmente, pode ser a hora de outro fabricante deste tipo de produto aproveitar a deixa e se tornar a terceira opção.

Hora de espera as cenas dos próximos capítulos.

Via Reuters

comments powered by Disqus