O Hangouts é o carro chefe do Google para comunicação tanto no Desktop quanto em dispositivos móveis parece estar sendo aos poucos desmembrado. Um dos motivos sempre foi que ele roda muito pesado na maioria dos dispositivos móveis, principalmente quando se fala de smartphones ou tablets com menor poder de processamento.
Nestes dispositivos é visível que ele usa um volume muito grande de bateria ao longo do dia causando ao usuário a sensação que seu telefone tem uma bateria pior do que ele realmente tem.
Já houve uma movimentação do Google em relação a um aplicativo parecido com o Whatsapp mas agora , mesmo que o SMS tenha saído um pouco de moda, ele já coma entrada do Android Lollipop resolveu reescrever do zero sua aplicação de SMS substituindo por completo do antigo Messaging hub que sempre acompanha a maioria das ROMS AOSP e algumas ROMs oficiais de fabricantes.
Telas do Google Messenger ( Fonte : Cult of Android )
O visual é muito legal , graças ao Material Design que torna realmente as aplicações muito bonitas , mas ele também nos fornece uma série de funcionalidades que não se encontra normalmente em muitos clientes de SMS, com permitir que você adicione anexos ( fotos ou vídeos ) nas suas mensagens e até, mensagens de áudio ( aliás, observem bem que são funcionalidades que você encontra no Whatsapp ).
O novo Messenger também tem uma função de pesquisa bem legal para aqueles que tem mania de manter suas conversas SMS no smartphone por toda a vida, oferece linhas de texto coloridas e tem suporte completo para emoji ( bom lembrar que eles podem não vir a funcionar no outro telefone caso a pessoa não possua um Android ou até, o Messenger ).
O legal é que o Google não vai lhe fazer esperar a atualização para o Android Lollipop no seu aparelho para que você possa usá-lo. Você poderá usar sem problema o Messenger baixando ele diretamente na Google Play Store.
Vale a pena se você é usuário convicto ainda do SMS. Vale lembrar que ele roda somente em dispositivos com o Android 4.1 para cima, o que acaba sendo normal já que poucos aparelhos hoje em dia rodam Androids mais antigos.