Com a nova imagem já disponível do Ubuntu Touch os desenvolvedores do sistema operacional já conseguiram colocar o Mir ( falo sobre ele em outro post ) no Nexus 10 do Google.
Os desenvolvedores da Canonical já haviam conseguido rodar o Mir em outros quatro dispositivos ( vídeo abaixo ) com Android via o projeto libhydris dos desenvolvedores Mer/Jolla. Agora, com a última imagem ( 3.12.13 ) de anteontem o Nexus 10 já tem o Mir substituindo o Android SurfaceFinger ( o que é legal pois ele começa a já ter coisas nativas e não ser mais um hibrido ).
Na lista do Ubuntu-phone Didier Roche escreveu “A imagem 44 contém várias modificaḉões que habilita os Nexus 10 a utilizar o Mir. Ótimo trabalho 🙂 ”
O Nexus 10 contém um processador da Samsung ( Exynos 5 Dual Soc com um processador com um dual core ARM-Cortex-A15 e um processador gráfico T604.
Para quem gosta do mundo mobile ( mesmo seu sendo louco pelo Android ) já é uma boa saber que outros sistemas operacionais estão atingindo da maturidade tão rápido.
Olho com bons olhos o Ubuntu Mobile pois ele no fim é outro Linux dominando o mundo mobile ( apesar de que, no fundo, também fico feliz pois o Iphone possui um híbrido BSD ).